Centro de Cycling da Aldeia da Serra já foi inaugurado

cycling redondoTendo como pano de fundo a imponente Serra D´Ossa e os recursos naturais que lhe estão associados, foi inaugurado o Centro de Cycling da Aldeia da Serra, numa cerimónia que contou com a presença da Senhora Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), António Ceia da Silva, e do Presidente da Federação de Ciclismo de Portugal, Delmino Pereira.

Trata-se de um equipamento que se junta a mais dez, distribuídos por cerca de 3 500 quilómetros de trilhos e percursos dedicados a esta modalidade, desde o Ribatejo até ao Baixo Alentejo.

A antiga escola primária da Aldeia da Serra foi adaptada para acolher a nova infraestrutura, equipada para receber os amantes do BTT, onde têm à sua disposição uma zona para lavagem de bicicletas, balneários, casa-de-banho para pessoas com mobilidade reduzida e zona exterior para parqueamento.

O novo Centro insere-se no âmbito da Rede Integrada de Centros Cycling do Alentejo e Ribatejo, uma parceria entre a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, o Turismo de Portugal e as autarquias, no âmbito do Programa Valorizar.

No seu discurso inaugural, o Presidente da Câmara Municipal de Redondo sublinhou a “mais-valia” que este equipamento confere ao concelho e a todo o Alentejo, permitindo usufruir “não só da prática desportiva, mas também das características únicas da Serra D´Ossa”.

Destacando o turismo de natureza como setor primordial a alavancar, António Recto lançou o desafio à Secretária de Estado do Turismo que conte com a autarquia para desenvolver mais projetos de âmbito turístico, pois é preciso “inverter esta tendência demográfica que existe entre o Litoral e o Interior”, tão “reivindicada pelos autarcas e outras entidades de investimento da região”.

Para António Ceia da Silva, trata-se de uma infraestrutura que vem dinamizar o turismo associado a esta prática desportiva e que oferece a quem visita o Alentejo, “além das rotas de turismo cultural, dos monumentos, das praias fluviais e da costa”, o contacto com a natureza, não esquecendo a gastronomia e os vinhos.

Enfatizando o trabalho de equipa que tem sido concretizado entre o Governo e as autarquias locais no setor do turismo, a governante Rita Marques deixou uma palavra de esperança, durante esta fase pandémica com que os portugueses se deparam: “o crescimento no turismo foi suspenso por força do surto, ainda assim encontramos muitas razões para acreditar que, num futuro breve, vamos retomar aquilo que nos distinguiu neste passado recente”.

A governante terminou o discurso, fazendo um convite a quem quiser passar férias no Alentejo, “comendo bem, bebendo bem e fazendo desporto para equilibrar”.

A logística do novo Centro de Cycling da Aldeia da Serra será entregue, a seu tempo, à Associação de BTT da Serra D´Ossa.