O Serviço Municipal de Veterinária de Montemor já retomou a sua atividade

centro veterinaria
O Serviço Municipal de Veterinária, que funciona no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município (CROAC), gradualmente retoma o normal funcionamento, de acordo com as orientações legais na situação de alerta, mantendo os cuidados essenciais de distanciamento, higiene e segurança pública.
Neste contexto, retomámos o funcionamento no que respeita:
• ao atendimento de munícipes para inscrição de animais na plataforma SIAC e à resolução de casos reportados pelas Juntas de Freguesia;
• à recolha de animais na via pública e de cadáveres de animais domésticos nos espaços urbanos do Concelho;
• ao acompanhamento e inspeção de veículos de transporte de alimentos, dos espaços de venda e distribuição de alimentos, conforme as disposições da legislação e exigências da Direcção Geral de Saúde, atendendo às especificidades da COVID-19.
As visitas ao CROAC, de uma forma geral, e sempre que possível, são efetuadas mantendo as regras de segurança e ajustadas ao interesse do visitante para adoção, através de marcação telefónica, que se mantêm.
A vacinação antirrábica encontra-se suspensa por despacho da DGAV, bem como a identificação eletrónica e desparasitação, não tendo o município recebido o material necessários para estas intervenções médicas. Em relação às esterilizações, no dia 25 de junho a DGAV emitiu despacho para a realização das esterilizações das colónias de gatos, que serão reiniciadas em breve no CROAC.
Relembramos que as Campanhas de Vacinação, Identificação Eletrónica e Esterilização são competência da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, com quem a Câmara colabora contribuindo, em parte com o apoio técnico, operacional e instalações.
O SMV também tem acompanhado a empreitada de requalificação do Centro de Recolha Oficial de Animais do Município que está praticamente terminada. Brevemente anunciaremos a inauguração do espaço que irá permitir aos nossos residentes de quatro patas um espaço mais agradável e amplo para conviver.
ADOTE UM AMIGUINHO DO CROAC!