Alandroal conta com novo Centro de Recolha Oficial de Animais

CROAAlandroalO novo Centro de Recolha Oficial de Animais de Alandroal abriu no passado dia 6 de julho, sendo que, para além de um porto de abrigo para animais abandonados, promete também ser um espaço que permitirá dar resposta ao nível dos cuidados e bem-estar dos mesmos.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, o centro está agora ao dispor da população, sendo que, por lá, já se encontram alguns animais à espera de famílias que os queiram adotar. “Queremos que sejam poucos os animais abandonados no concelho e que acabem no centro e aproveito para convidar todos a conhecer o espaço e os animais que já lá se encontram para adoção”, adianta o autarca.

A autarquia de Alandroal procura agora estreitar ligações com o movimento associativo do concelho, para que possa contar com alguma ajuda nos processos de adoção, mas não só,  “sempre com o objetivo de que a resposta, nesta área, no concelho, seja das melhores que se possam encontrar”.

Para além de cães e gatos, este centro poderá ainda acolher outros animais, como cavalos e outros animais de grande porte, em “circunstâncias muito limitadas”. A capacidade do novo centro, adianta ainda João Grilo, é, também ela, um pouco limitada. Num total de seis boxs, explica ainda o autarca, o centro não poderá acolher mais de 30 a 40 animais.

O presidente lembra ainda, a todos aqueles que pensam em adotar um animal, para que ponderem bem a decisão que vão tomar, uma vez que este será um “compromisso para a vida”. “Pensem bem se vão ter condições futuras para os ver crescer e recorram ao máximo às campanhas de esterilização, para evitar que todos os anos tenham problemas com crias, que depois não conseguem encontrar quem as adote”, alerta.

João Grilo adianta ainda que este centro resulta de um investimento total de 150 mil euros, com apoio de fundos comunitários, sendo que para este projeto foram ainda canalizadas verbas relacionadas com um apoio da EDP.