Feira D’Aires e a Romaria a Cavalo Moita » Viana do Alentejo estão entre os 7 finalistas do Concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular

7 maravilhas_noticiaA Feira D’Aires e a Romaria a Cavalo Moita » Viana do Alentejo estão entre os 7 finalistas do distrito de Évora do Concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular, que em julho irão participar nas eliminatórias regionais.

Recorde-se que, para além da Feira D’Aires e da Romaria a Cavalo Moita » Viana do Alentejo, o Município de Viana candidatou ainda o fabrico de chocalhos e a olaria (categoria artesanato).

De salientar que a centenária Feira D’Aires realiza-se em Viana do Alentejo, em setembro. O certame, onde o profano e o sagrado andam de mãos dadas, inclui manifestações religiosas que estão na sua génese, para além da mostra de atividades económicas, comércio tradicional e espetáculos.

Já a Romaria a Cavalo que liga os concelho da Moita e de Viana do Alentejo em abril, foi retomada em 2001, após um interregno de mais de 70 anos, recuperando uma tradição em que os lavradores da Moita se deslocavam com os seus animais ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires para pedir proteção e boas colheitas.

A Romaria a Cavalo Moita » Viana do Alentejo está também entre os finalistas do distrito de Setúbal.

Ao todo são agora 140 finalistas regionais que irão participar nas 20 finais regionais, a transmitir em direto na RTP, onde serão apurados 20 vencedores, através do maior número de votos populares.