Tapete de Arraiolos Candidato às 7 Maravilhas da Cultura Popular

7 maravilhas tapeteira Moldura 2O Tapete de Arraiolos é finalista regional do programa da RTP “7 Maravilhas da Cultura Popular”, sendo que a votação é efetuada pelo número de telefone: 760 207 735.

A autarquia de Arraiolos apela ao “seu voto”, para que seja possível continuar a avançar nas eliminatórias e o Tapete de Arraiolos possa vir a ser considerado uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa, pois só assim “é fundamental o contributo de todos aqueles que apreciam esta arte tradicional multissecular tão identificativa da nossa terra, da nossa região e do nosso país”. 

A mais antiga referência a “hum tapete da tera novo avalliado em dous mill Reis”, tapete feito na vila é de 1598 e está inscrito no inventário de Catarina Rodrigues, mulher de João Lourenço, lavrador e morador na herdade de Bolelos – Inventário Municipal.

Como nos diz Armando Alves, “os tapetes estão intimamente ligados ao modo de vida e à sociabilidade de Arraiolos…” sendo que “as tapeteiras são, ainda hoje, o alicerce de um circuito cultural que liga a casa à rua, Arraiolos e o resto do mundo.”