O Dia da Visitação de Nossa Senhora celebra-se a 31 de maio

festa da visitaçãoA festa da visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel começou a ser celebrada no século XIII. Era inicialmente celebrada a 2 de julho, mas foi antecipada 31 de maio pelo novo calendário, entre a Anunciação e o nascimento de São João Batista e precisamente para o último dia do mês de Maria.

Este dia comemora a visitação de Maria a sua prima Isabel, após a anunciação do arcanjo Gabriel a Maria, avisando-a de que iria conceber o filho de Deus por intermédio do Espírito Santo. Gabriel também informou Maria de que sua prima, Isabel, estava já grávida.

Maria fez cerca de 100 kms a pé pela montanha para visitar Isabel e dar-lhe as boas novas, em casa de Zacarias e Isabel, em Hebron. Segundo o Evangelho de São Lucas, o bebé de Isabel (São João Batista), fruto também da ação de Deus, chutou o ventre de Isabel quando esta ouviu a saudação de Maria, reconhecendo a presença de Jesus nesse momento.

Isabel, uma mulher já de idade avançada, profere humildemente as conhecidas palavras: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!”, enchendo-se do Espiríto Santo e da alegria da presença de Deus.

A visita de Maria a Isabel simboliza assim a visita prometida de Jesus ao seu povo, assim como às pessoas que nele acreditam, que são contagiadas pela sua presença tal como Santa Isabel.