Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre forma mais de mil

ESCOLA HOTELARIAA Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) de Portalegre está a formar mais de um milhar de técnicos, gestores e empresários que operam no setor do Turismo, desde que a formação inicial presencial foi suspensa e a maior parte da atividade, nesta área da economia portuguesa, ficou suspensa.

A formação contínua acompanhou a transição para as plataformas digitais e a EHT de Portalegre aumentou, de forma muito considerável. O número de ações previstas era de sete, enquanto o número de alunos estimado era de 140. Com esta transição para as plataformas digitais, a EHT de Portalegre aumentou o número de ações. Desde meados de abril, já organizou cerca de duas dezenas e teve uma audiência de duas mil pessoas.

No programa Business Education for Smart Tourism (BEST), a EHT de Portalegre realizou e programou várias sessões para mais de 1100 pessoas.

Para Celina Rodrigues, do Grupo Miramar – grupo com operação diversificada na área do turismo com sede na Nazaré -, a experiência é uma mais-valia para os profissionais do setor.

Manuel Belo, técnico responsável pela formação contínua na EHT de Portalegre, realça a abrangência destas ações de formação à distância. “O Turismo de Portugal e as suas escolas têm um programa intenso de formação contínua. Com a alteração do contexto, com a diminuição quase total da atividade turística, transformámos as salas físicas, que

permitiam realizar ações com 20 a 25 participantes, em verdadeiros auditórios. Conseguimos, assim, transmitir conhecimentos e ferramentas para uma audiência mais vasta e dotar as nossas empresas turísticas de melhores instrumentos quando acontecer a

retoma”, explicou.

Ainda na área da formação executiva, a EHT de Portalegre também está na linha da frente na preparação das empresas para o período pós-pandemia. Assim, no seguimento da criação do selo de “Clean & Safe”, foram criados planos de formação específicos e protocolos de higiene, limpeza e actuação em consonância com as especificidades das empresas turísticas: empreendimentos turísticos, agências de viagem e empresas de animação turística. Nesta área, a escola de Portalegre integra a equipa de formadores. A EHT vai retomar alguma atividade presencial para os cursos de formação inicial a partir do próximo mês e, em simultâneo, dará continuidade ao programa de formação contínua no formato atual.