Câmara de Portalegre ao lado da Barragem do Pisão

portalegreA Câmara Municipal de Portalegre, em comunicado, “congratula-se pela deliberação unânime tomada pelos 15 municípios integrantes da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, referente à apresentação da candidatura ao POAT 2020, para a realização do Estudo de Avaliação para a Sustentabilidade do Empreendimento Hidráulico do Crato – Barragem do Pisão”.

Segundo a autarquia “em causa está um montante global de 1,3 milhões de euros, com uma comparticipação de 80%, ficando os municípios responsáveis pela componente nacional, no valor de 260 mil euros, investimento que será repartido igualmente entre as 15 câmaras municipais do território do Alto Alentejo”.

Esta Câmara Municipal considera “este mais um passo dado para a concretização da construção desta estrutura e pela qual a autarquia de Portalegre tem pugnado, juntamente com as restantes edilidades do distrito”. A autarquia elenca alguns passos em que esteve presente: “enviou, em 2018, contributo para a discussão pública do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território com sugestões referentes à barragem do Pisão, bem como para a discussão pública do Programa Nacional de Investimentos 2030, aprovou e enviou para o Governo uma moção deliberada por unanimidade na Assembleia Municipal de Portalegre, esteve presente em reuniões com a tutela, em que se sublinhou a importância deste investimento estratégico, entre outras diligências”.

A Câmara Municipal de Portalegre destaca “este esforço colectivo, para o qual têm contribuído as forças vivas deste distrito”, que “vai sendo consubstanciado em passos decisivos”. Por isso, a autarquia portalegrense endereça “parabéns a todos aqueles que têm pugnado para que a Barragem do Pisão seja uma realidade”.