Espanha controla de fronteiras pelo menos até dia 25

1421823O governo de Espanha decidiu prolongar até às 24 horas de 25 de abril o controlo nas fronteiras terrestres do país com Portugal e França, em vigor desde 17 de março, numa ordem que “está sujeita a novas prorrogações, se necessário”.

O restabelecimento dos controlos nas fronteiras internas da Espanha com a França e Portugal apenas permitem o acesso ao território nacional aos cidadãos espanhóis, aos residentes em Espanha, aos trabalhadores transfronteiriços e àqueles que possam provar a deslocação por força maior ou uma situação de necessidade. A restrição não se aplica ao transporte de mercadorias, a fim de assegurar a continuidade da actividade económica e preservar a cadeia de abastecimento.

Também estão incluídos os trabalhadores transfronteiriços, profissionais de saúde ou de assistência aos idosos, pessoal dedicado ao transporte de mercadorias, diplomatas, pessoal consular, pessoal de organizações internacionais, militares e humanitárias, sempre no exercício das suas funções de trabalho.

Por último, também podem circular as pessoas que viajam por razões familiares “imperativas”, devidamente acreditadas, bem como as que fornecem provas documentais de força maior ou de necessidade ou por razões humanitárias.