Atenção: Burlas aumentam em tempos de COVID-19

burlaIphoneO Portal da Queixa alerta para aumento de burlas em tempos de COVID-19, já que os principais esquemas fraudulentos envolvem aplicação MB Way, SMS dos CTT, e-mails da EDP e MEO, passatempos da Worten ou Continente e venda de material de proteção à COVID-19.

Nos primeiros três meses deste ano, o Portal da Queixa já mais 34% de queixas face a 2019, registando 1377 reclamações relativas a esquemas de burla e fraude,contra apenas  1024 reclamações, na ano passado.

A Rádio Nova Antena documenta uma das mais frequentes burlas na nossa região e que se prende com uma alegada entrega de telemóveis da Apple Iphones que atraem a atenção dos mais incautos, conforme a foto ao lado.

Desde o início do Estado de Emergência, a maior rede social de consumidores em Portugal, registou 356 reclamações enquadradas em burlas e fraudes, um ritmo de 16 queixas por dia.

Em tempos confinamento e maior exposição do consumidor às plataformas digitais, o Portal da Queixa alerta a comunidade online para as 5 principais burlas que estão a ser praticadas:

  1. Roubo de montantes financeiros através da aplicação da SIBS – MB WAY
  2. Mensagens de texto (SMS) e emails fraudulentos em nome dos CTT
  3. Mensagens de texto (SMS) e e-mails fraudulentos para pagamento imediato de dívida com a EDP ou a MEO
  4. Envio de Mensagens de texto (SMS) com passatempos fraudulentos em nome da Worten ou Continente
  5.  Venda de equipamentos de proteção individual para o combate à Covid-19

Esteja atento não se iluda com mensagens ou ofertas apelativas. pense duas vezes e confirme antes de dar os seus dados ou efetuar pagamentos.