União de Montemor impõe derrota ao líder Juventude

GUS_Juventude (3)Este domingo, 8 de março, jogou-se mais uma jornada do Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora. Na Elite realizou-se a 19.ª jornada, enquanto que na Liga AFE disputou-se a 21.ª jornada.
Nesta jornada da Elite, o Grupo União Sport deu sequência ao momento bom que vive, batendo no Estádio 1.º de Maio, em Montemor-o-Novo, o líder Juventude Sport Clube por 1-0, naquela GUS_Juventude (1)que foi apenas a segunda derrota da equipa treinada por João Guerra. Ainda na Elite, o Escouralense, após estar a vencer por 0-2, permitiu a cambalhota no marcador ao Calipolense, com a formação de Vila Viçosa a vencer por 3-2.

Na Liga AFE, no derby do concelho de Montemor, o Cabrela venceu o Valenças por 1-0, enquanto que o Cortiço foi ao terreno do Tourega empatar a 1 bola.
Sobre a partida que a RNA acompanhou com relato, o U. Montemor-Juventude, a equipa montemorense apresentou-se pelo 4.º jogo consecutivo com o mesmo 11 inicial, até porque em equipa que se ganha não se mexe. O Juventude entrou mais expectante na partida, mas foi a primeira equipa a criar perigo no jogo. Pouco depois, o União teve uma oportunidade de ouro, a fazer tudo bem feito ao 1.º toque, mas Bruno Machado atirou à figura do guardião do Juventude. Pelos 30 minutos, nova grande chance para o União marcar, com Pipo a rematar de longe ao poste do Juventude. Havia neste momento mais União na partida, a colocar em sentido o líder do campeonato, e só não estava na frente do marcador por ineficácia. Já em cima dos 40 minutos, o União teve nova oportunidade para inaugurar o marcador, com Miguel Serrano a rematar ao lado, após bom entendimento entre João Diniz e Pipo. O União foi superior nos primeiros 45 minutos e merecia estar na frente no marcador, contudo, as redes não balançaram, com o Juventude a estar mais encolhido e a ter uma 1.ª parte fraca.
No arranque da 2.ª parte, apesar do treinador João Guerra a não estar satisfeito, não foram feitas alterações.
O Juventude entrou melhor na 2.ª parte e criou três boas oportunidades, com a formação eborense e estar muito perto de marcar. O Juventude lançou Xande para jogo, aos 60 minutos, rendendo Farinha. Logo de seguida, aos 62 minutos, e apesar do Juventude estar melhor na 2.ª parte, seria o União a chegar à vantagem, com Edi Castro a rematar mal de longe, contudo, quiz o destino que a bola fosse parar a Bruno Machado, que inaugurou o marcador. Aos 76 minutos, o Juventude efetuou dupla alteração com Capela e Luís Varela a saírem para as entradas de Tony cabrita e Azinhais. João Guerra, aos 81 minutos, ainda iria fazer mais uma alteração, com Tiago Paulus a substituir Leonel Levy. O União efetuou a primeira substituição aos 84 minutos, com Duarte Chiola a entrar para o lugar de Miguel Serrano. O Juventude arriscava e carregava, mas Nuno Brás disse sempre presente e teve mérito mas suas intervenções, segurando a vantagem alvinegra. Aos 89 minutos, o União reforçou a defesa, com Leonardo a render Rúben Varela. Miguel Samuel e André Pimenta, aos 90 minutos, foram também para jogo, substituindo Pipo e João Diniz, uma dupla que esteve muito bem na partida. No final do desafio o União festejou uma vitória importante, podendo-se considerar, no global dos 90 minutos, que mereceu vencer esta partida, merecendo destaque o coletivo Unionista.
Resultados:
Divisão de Elite: U. Montemor 1-0 Juventude Évora, Canaviais 0-0 Monte Trigo, At. Reguengos 0-2 Estrela Vendas Novas, Sp. Viana 1-0 Redondense, O Calipolense 3-2 Escouralense, Borbense 0-3 Corval, Alcaçovense 3-1 Portel.

Liga AFE: Arraiolense 0-0 Estremoz, Aguiar 5-1 SB Outeiro, Tourega 1-1 Fazendas do Cortiço, Oriolenses 2-0 Perolivense, Arcoense 1-1 Bencatelense, Cabrela 1-0 Valenças, Santana do Campo 0-5 Lusitano Évora 1911.