Dia da Mulher assinalado em Montemor-o-Novo pelo MDM

DiaInternacionalDaMulherHoje, 8 de março, é Dia Internacional da Mulher.

A data surgiu pela primeira vez a 19 de março de 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Desde esse ano, o dia tem vindo a ser comemorado em vários países do mundo, de forma a reconhecer a importância e contributo da mulher na sociedade. Outro dos objetivos deste dia é recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico.

“É um dia em que chamamos a atenção para a importância das mulheres no mundo e na vida, em que celebramos o muito que as mulheres conquistaram nos últimos anos, em Portugal, especialmente”, revela Vitalina Roque Sofia, do núcleo de Montemor-o-Novo do  Movimento Democrático de Mulheres (MDM), que, por esta ocasião, organiza um conjunto de atividades na cidade.

No âmbito das comemorações do Dia da Mulher, o MDM de Montemor-o-Novo promove uma caminhada, com concentração no Parque Urbano, pelas 10 horas. Segue-se uma sessão de fitness pelo ginásio Up and Go e um passeio pela cidade e pela Ecopista até São Mateus.

A nível nacional, o MDM realiza uma manifestação na Praça dos Restauradores, em Lisboa, entre outros, pelo direito ao trabalho com direitos, contra a precariedade e as discriminações; pelo direito à maternidade-paternidade sem penalizações; e pelo aumento geral dos salários e do Salário Mínimo Nacional para 850 euros.