Câmara de Évora fez ponto da situação da construção do Hospital Central

Anexo_RPC 26 02 2020 PaçosConcelhoA construção do Hospital Central de Évora foi o principal assunto debatido pelo Executivo da Câmara Municipal de Évora na mais recente reunião pública.

O Presidente do Município, Carlos Pinto de Sá, apresentou os estudos sobre as infraestruturas feitos pela Autarquia para o Hospital Central de Évora, cumprindo os compromissos da Câmara Municipal. Considerou urgente que estas matérias sejam avaliadas e decididas pelo Governo de modo a que possam ser concluídas antes do final da obra de construção do Hospital cujo início se espera para breve. Informou que aguarda reunião com o Ministério da Saúde para abordar estas e outras questões relacionadas com o novo Hospital numa perspetiva de colaboração camarária. A Câmara Municipal reafirmou a sua disponibilidade para cooperar e negociar estas matérias com o Governo.

 

Foi tomado conhecimento da avaliação do Plano de Ação Municipal de Envelhecimento Positivo de 2019 e da proposta de Plano de Ação para 2020. Em 2019, desenvolveram-se 25 ações, inseridas nas temáticas da capacitação institucional, envelhecimento positivo, combate ao isolamento e exclusão social/valorização social do papel do idoso e cidadania. Para 2020, tendo em conta as referidas temáticas e alinhado com o Plano de Desenvolvimento Social e a Unidade de Rede de Envelhecimento Positivo, está agendada a execução de um diversificado conjunto de ações.

Destas, destacam-se  a prestação de apoio técnico e logístico às associações de idosos, intercâmbios institucionais, visitas de interesse histórico/patrimonial, ateliês temáticos, ações de sensibilização na área da saúde, programa municipal Seniores Ativos, Noite de Fados, Desfile de Carnaval, Baile da Amêndoa, Feira de S. João, Baile Maior, seminário “Cuidar do Eu, do Outro e do Tempo”, Centro de Convívio da CME, Projeto Municipal “Mais Próximo de Todos”, Cartão Social do Munícipe, Programa Municipal “Conhecer Mais”, Núcleo Museológico do alto de S. Bento, sessões de prevenção rodoviária, de prevenção de sismos e visita a instituições locais.