Venda de vinhos do Alentejo regista aumento em 2019

transferirAs vendas dos vinhos do Alentejo no mercado nacional, no ano passado, atingiram um volume superior a 88 milhões de litros, , o que corresponde a mais de 117 milhões de garrafas, num aumento de 3,8% face a 2018.

O montemorense José Santanita, presidente dos Escanções de Portugal e proprietário das empresas RM Rodrigues Santanita e Santanita Vinhos, diz que este aumento está relacionado com o facto de o Alentejo ser a região mais conceituada do país ao nível vitivinícola, assegurando ainda que a Comissão Regional Alentejana tem feito um bom trabalho de promoção.

José Santanita explica que os tipos de vinhos alentejanos variam consoante as zonas onde são produzidos, traçando, de uma forma geral, as suas características: macios e encorpados.

90% das vendas da RM Rodrigues Santanita e Santanita Vinhos são internacionais. Neste momento, as duas empresas estão a fazer exportação para Brasil, Alemanha e Holanda e a tentar entrar no mercado Chinês e Canadiano. José Santanita revela ainda estar focado na produção e no avanço tecnológico, adiantando que tem em vista um projeto, a longo prazo, para Montemor.