Romaria a Cavalo entre Moita e Viana do Alentejo faz 20 anos

RomariaCavaloEntre os dias 22 e 26 de abril, centenas de romeiros, oriundos de vários pontos do país, voltam a cumprir a tradição ao participarem na Romaria a Cavalo, que liga os concelhos da Moita e de Viana do Alentejo. O evento vai já na sua vigésima edição.

A chegada a Viana do Alentejo tem lugar dia 25, sábado, ao final da tarde, depois de um percurso de cerca de 150 quilómetros, durante quatro dias, pela antiga canada real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis.

A Comissão Organizadora da Romaria a Cavalo que integra as Câmaras da Moita e de Viana do Alentejo, a Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e a Associação Equestre de Viana do Alentejo está já a preparar mais uma edição do certame que alia o profano ao sagrado.

Após um interregno de mais de 70 anos, a Romaria foi retomada em 2001, recuperando uma tradição em que os lavradores da Moita se deslocavam com os seus animais ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires para pedir proteção e boas colheitas. Em 2011 a Romaria a Cavalo foi distinguida com o Prémio Mais Alentejo, na categoria “Mais Tradição” e, em 2013, com uma menção honrosa, na categoria “Eventos”, dos Prémios “Turismo do Alentejo”.