Futebol: U. Montemor vence e sobe ao 2.º lugar

hetvege-hatterEste domingo, 9 de fevereiro jogou-se mais uma jornada do Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora. Na Elite realizou-se a 16.ª jornada, enquanto que na Liga AFE disputou-se a 18.ª jornada.
Na Elite, o União arrancou uma vitória suada em São Pedro do Corval, por 0-1, com isso, e perante os restantes resultados subiu ao 2.º lugar da tabela classificativa. Também na Elite, o Estrela Escouralense alcançou um grande resultado, ao bater por 2-1 o Atlético de Reguengos.
Na Liga AFE, o Cortiço bateu em casa o Outeiro por 2-0, o Valenças perdeu com o Arraiolense no Ciborro por 1-3 e o Cabrela regressou às vitórias, ganhando ao Canaviais B, fora de portas, por 1-3.
Em relação ao jogo que a RNA acompanhou com relato, a deslocação do Grupo União Sport a São Pedro do Corval, Cipriano Madeira apresentou como novidades no 11 inicial João Dinis e Duarte Chiola, enquanto que André Capucho e Miguel Samuel saíram das primeiras escolhas do técnico. O União entrou a dormir na partida, com o Corval a ter oportunidade para marcar logo no 1.º minuto do jogo. O jogo seguiu morno e equilibrado, com o primeiro remate alvinegro a surgir apenas aos 12 minutos. Com 30 minutos a partida mantinha a mesma toada e o jogo não atava nem desatava. O União não conseguia imprimir velocidade nem concretizava bolas com qualidade na frente de ataque. Aos 41 minutos, Rui Pereira lesiona-se, entrando para o seu lugar Pipo. Ao intervalo o nulo no marcador era justo, predominando o equilíbrio, com o União a fazer 45 minutos muito fracos, pedindo-se mais e melhor à formação montemorense. Em suma, foi uma 1.ª parte desinteressante e que não deixou saudades.
No recomeço da partida não houve alterações em ambos os conjuntos. O Corval entrou melhor criando calafrios na defensiva Unionista nos primeiros instantes da 2.ª parte, mas o União respondeu pouco depois, estando muito perto de marcar. O União mostrou-se então uma equipa com outra atitude, mais ameaçadora e bem mais rematadora. Aos 64 minutos, é lançado em velocidade Edi Castro, que aguentou a pressão e, à saída do guardião, coloca a bola junto ao poste direito, inaugurando o marcador. Aos 69 minutos, o União desperdiçou boa oportunidade para amplicar e ganhar maior tranquilidade, mas Bruno Machado não conseguiu levar a melhor perante o guarda-redes do Corval. Aos 70 minutos, o Corval efetua dupla substituição, com Gonçalo e Leo a renderam Alter e Paulo Quintas. Aos 80 minutos, no Corval saiu Gabriel para entrada de Aldo, enquanto que no União, a 7 minutos dos 90, entrou Erick para o lugar de Chiola. O União podia ter arrumado a decisão do jogo e, dessa forma, nos últimos minutos da partida, o Corval acreditou que podia alcançar o empate. Aos 89 minutos, o Corval teve uma oportunidade suberana, com Marcelo a surgir nas costas da defensiva do GUS, rematando para defesa difícil de Nuno Brás, que assim salvou o União da igualdade. O União, aos 90 minutos, fez dupla alteração, com Capucho e Pimenta a entrarem para os lugares de Bruno Machado e Miguel Serrano. O jogo iria terminar com o Corval reduzido a 10 unidades, e com a vitória do União.
Em síntese, após uma 1.ª parte muito fraca, o União esteve bem melhor no 2.º tempo, concretizando uma vitória difícil, muito por culpa própria, contando mais o resultado que a exibição.

Resultados:
Divisão Elite: Estrela Vendas Novas 2-3 Monte Trigo, Juventude Évora 1-1 Alcaçovense, Redondense 1-1 Canaviais, Corval 0-1 U. Montemor, Escouralense 2-1 At. Reguengos, O Calipolense 1-0 Borbense, GD Portel 1-0 Sp. Viana.

Liga AFE: Santana do Campo 0-4 Oriolenses, Perolivense 2-2 Aguiar, Fazendas do Cortiço 2-0 SB Outeiro, Valenças 1-3 Arraiolense, Bencatelense 5-1 Tourega, Canaviais B 1-3 Cabrela, Lusitano Évora 3-1 Arcoense. Folga: Estremoz.