Mauro Diciocia apresenta “Torba” nas Oficinas do Convento

TurbaO concerto “Torba”, do músico italiano Mauro Diciocia, é apresentado na noite desta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, nas “Oficinas do Convento”, de Montemor-o-Novo, às 21.30 horas.

Mauro Diciocia trabalha no campo da composição electro-acústica e electrónica ao vivo que combina sons e técnicas desviadas da “musique concrète” com uma abordagem moderna ao estilo de música noise e composição lo-fi.

“Torba” – designação italiana para turfa – é um depósito feito de restos de plantas e outros materiais orgânicos, usado frequentemente como fertilizador. Ao traduzir este conceito numa imagem sonora, o projecto Torba usa materiais acústicos e fontes de som considerados, geralmente, como “lixo”, para fertilizar e conceber composições orgânicas extremamente parecidas com práticas sónicas como a colagem de som e a composição da paisagem sonora.

Nos anos mais recentes, Mauro focou-se na sua investigação sobre as relações acústicas entre os retalhos sonoros urbanos e extra-urbanos, fronteiras onde a paisagem sonora lateral é capaz de oferecer uma representação crítica do dia-a-dia.