Futebol: U. Montemor alcança vitória muito saborosa em Portel

bola-na-redeEste domingo, 19 de maio, jogou-se a 1.ª jornada da segunda volta do Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora. Na Elite realizou-se a 14.ª jornada, enquanto que na Liga AFE disputa-se a 16.ª jornada.
O Grupo União Sport (GUS), deslocou-se até Portel, onde ganhou por 0-1, numa muito saborosa e justa vitória, na exibição mais conseguida da época, onde demonstrou grande entreajuda, ao jogar toda a 2.ª parte reduzida a 10 unidades. Ainda na Elite o Escouralense recebeu e venceu por 3-0 o Canaviais.
Na Liga AFE o Valenças recebeu o São Bartolomeu do Outeiro, empatando a 1 bola e o Cabrela foi até Arcos empatar a 2 bolas, quando ao intervalo vencia por 0-2, com o empate do Arcoense a surgir aos 96 minutos e o Cabrela a terminar com 3 expulsos.

Sobre o jogo que a RNA acompanhou com relato, onde o Portel teve receção ao U. Montemor, Cipriano Madeira não mexeu no 11 inicial do União para este jogo. Aos 3 minutos, o União criou a 1.ª oportunidade para marcar, com um bom cruzamento de Rúben Varela, a não ser bem correspondido por Tiago Duarte, que demorou a rematar. Aos 10 minutos, nova chance para o União, com Paulo Pinheiro a ir ao 1.º andar, cabeceando para uma grande defesa de Renato Almeida. O jogo estava vivo e bem interessante quando, aos 14 minutos, o Portel respondeu com Fausté, que teve ocasião para marcar, mas rematou ao lado. Aos 21 minutos, o guardião do Portel tem uma estirada enorme e negou novamente o golo ao União. Aos 39 minutos,aconteceu mais uma perdida para o União, com Rúben Varela a atirar de cabeça por cima. Pouco depois, é a vez do Portel responder , mas Roberto Carlos também remata por cima. Em cima dos 45 minutos, Leonardo vê o 2.º amarelo, ficando o União reduzido a 10 unidades, fruto de uma jogada com Fausté, que ficou com a face em mau estado, saindo lesionado. Na ocasião, os ânimos ficaram alterados, com o guarda-redes suplente do União, Daniel Carvalho, também a ver vermelho direto. Ao intervalo o nulo mantinha-se, numa boa partida de futebol, com mais União, formação que teve as melhores oportunidades, numa 1.ª parte que terminou mal para o União pois ficou com menos um em campo.
A 2.ª parte iniciou com substituições nos dois emblemas. No União, Miguel Samuel foi substituído por Duarte Chiola, enquanto que no Portel Tiago Baião e Tiago Dantas renderam o lesionado Fausté e Fábio Coelho. Aos 65 minutos, o Portel faria nova alteração, com Hugo Almeida a substituir Beijinha. O jogo caiu de qualidade nos segundos 45 minutos, com mais posse de bola para o Portel, mas sem criar desequilíbrios, e com o União a apostar no individualismo, mas também a não conseguir concretizar ocasiões para marcar, até que, aos 75 minutos, após pontapé de canto apontado por Duarte Chiola, a bola sobrou para Bruno Machado que, à ponta de lança, inaugura o marcador. O autor do golo, Bruno Machado, pouco depois, é rendido por Pipo. Foi precisamente Pipo que teve perto de fazer o segundo para a formação alvinegra, contudo, Renato Almeida tem mais uma intervenção de grande nível. André Pimenta seria a última alteração no GUS, entrando para o lugar de Rui Pereira. Aos 85 minutos, no Portel, Ema é substituído por Luís Serrano. O Portel teve uma grande oportunidade para empatar, aos 87 minutos, na sequência de canto, com Tiago Duarte a tirar a bola em cima da linha de golo. Já nos descontos, o União faria entrar João Dinis para o lugar de Miguel Serrano. O jogo iria terminar com a vitória a sorrir ao União.
Em resumo, o União na 2.ª parte defendeu muito bem e aproveitou a oportunidade de ouro que teve, naquela que foi a melhor exibição da época, numa arbitragem de rédea curta e de cartão fácil ao longo de toda a partida, onde só o União teve 11 amarelos e 2 vermelhos.
Resultados:
Divisão Elite: Redondense 0-3 Juventude Évora, Estrela Vendas Novas 0-1 Alcaçovense, Corval 0-1 Monte Trigo, Escouralense 3-0 GDR Canaviais, O Calipolense 0-2 At. Reguengos, GD Portel 0-1 U. Montemor, Borbense 0-3 Sp. Viana.

Liga AFE: Valenças 1-1 SB Outeiro, Perolivense 2-1 CF Estremoz, Bencatelense 3-1 Aguiar, Santana do Campo 0-3 Arraiolense, Assoc. Lusitano Évora 1911 2-1 Oriolenses, GDR Canaviais B 1-1 GD Tourega, Arcoense 2-2 GD Cabrela. Folga: Fazendas do Cortiço.