CCDR vai ter novo presidente

CCDRAlentejo2016O próximo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo vai ser eleito, de forma indirecta, por mais de 1200 autarcas de toda a região, num processo que deve ficar concluído ainda durante o primeiro semestre do corrente ano de 2020.

Para se proceder a esta eleição, será criado um colégio eleitoral vasto, composto pelos presidentes e vereadores das câmaras municipais da região. A estes juntam-se os presidentes e membros das assembleias municipais, assim como todos os presidentes de junta de freguesia da respectiva área territorial. No caso concreto da CCDR do Alentejo, que abrange os distritos de Beja, Évora e Portalegre, além do Alentejo Litoral, o colégio eleitoral será composto por um total de 1.288 elementos, sendo preciso uma maioria de 645 votos para se ser eleito presidente.

Tendo em conta o atual quadro autárquico regional, o Partido Socialista é quem tem mais condições para eleger um candidato, uma vez que contará com 612 elementos no futuro colégio eleitoral.

O colégio eleitoral da CCDR contará ainda com 408 eleitos pela CDU, 156 pelo PSD, 12 pelo CDS-PP e cinco pelo Bloco de Esquerda.