Futebol: U. Montemor vence em Vila Viçosa

hetvege-hatterNeste domingo, 12 de janeiro, jogou-se a última jornada da 1.ª volta dos Distritais de Seniores da Associação de Futebol de Évora. Na Elite disputou-se a 13.ª jornada, enquanto que na Liga AFE teve lugar a 15.ª jornada.

Na Elite, o Grupo União Sport (GUS) viajou até Vila Viçosa, onde bateu o Calipolense por 0-2. Ainda na Elite, o Escouralense, recebeu e venceu por 2-0 a formação do Monte Trigo.
Na Liga AFE, com o Cabrela a descansar nesta jornada, o Cortiço deslocou-se às Perolivas, onde averbou um empate. Já o Valenças perdeu em casa com o Estremoz por 3-5.

No jogo que a RNA acompanhou com relato, e que teve lugar no Campo João Figueiredo, em Vila Viçosa, o GUS teve algumas dificuldades em levar de vencido o Calipolense. O União apresentou-se para este jogo com algumas mudanças no 11 inicial, regressando Nuno Brás à titularidade na baliza alvinegra, e entrando também para a equipa titular Leonardo Pereira, Rúben Varela e Miguel Serrano, com o último reforço Pipo a ser convocado, sentando-se no banco de suplentes.
A partida iniciou equilibrada, com as primeiras duas oportunidades para marcar a serem protagonizadas pela equipa visitante. O Calipolense respondeu criando também perigo. Bruno Machado, em golo que deu polémica, marcou aos 20 minutos, havendo protestos por parte da equipa da casa, queixando-se que a bola não terá entrado na baliza. O Calipolense, aproveitando as bolas paradas, fruto de muitas faltas efetuadas pelo GUS no seu meio campo defensivo, aos 43 minutos, esteve muito perto do empate, com a bola a ser retirada por Rúben Varela em cima da linha de golo, com a equipa de Vila Viçosa a reclamar uma grande penalidade, considerando que a bola terá sido cortada com a mão pelo defesa do União. O União tinha ao intervalo uma vantagem magra e, embora tendo mais bola e estando mais tempo instalado no meio campo do Calipolense, colocou-se a jeito para que o adversário pudesse chegar ao golo.
Ao intervalo o Calipolense procedeu a uma substituição, com Lourenço a ser rendido por Aurélio. O União manteve o mesmo 11 no reatamento do encontro. O Calipolense entrou melhor na 2.ª parte, mas sem criar grande perigo. Aos 67 minutos, em boa jogada de contra ataque, o União iria chegar ao segundo da tarde, com Paulo Pinheiro a rematar com o seu pior pé, o esquerdo, correspondendo bem a um cruzamento de Rúben Varela. Depois, é consumada uma dupla alteração por parte do União, com João Diniz e Pipo (a estrear-se) a substituírem Bruno Machado e Rui Pereira. O Calipolense teve grande oportunidade para reduzir, num pontapé espetacular de Elias, na marcação de um livre, com a bola a ir à trave. Aos 72 minutos, o Calipolense faz nova alteração saindo Moura para a entrada de Prates. Aos 81 minutos, Cipriano Madeira volta a mexer na sua equipa, substituindo Miguel Serrano por André Pimenta. Também no Calipolense se efetuou nova substituição, com Calita a entrar para o lugar de Deo. Já em tempo de compensações, o Calipolense iria ficar reduzido a 10 unidades por expulsão de Canário.
Em resumo, este foi um jogo complicado para o União, sendo justa a vitória da turma montemorense, como seria justo a equipa da casa ter sido premiada com pelo menos um tento.

Resultados:
Divisão Elite: Borbense 0-4 At. Reguengos, Sp. Viana 0-2 Alcaçovense, O Calipolense 0-2 U. Montemor, Portel 5-2 Canaviais, Corval 0-4 Juventude Évora, Escouralense 2-0 Monte Trigo, Redondense 0-2 Estrela Vendas Novas.

Liga AFE: Assoc. Lusitano Évora 4-0 Tourega, Arcoense 3-0 Oriolenses
GDR Canaviais B 1-5 Arraiolense, Santana do Campo 0-3 Aguiar, Valenças 3-5 Estremoz, Bencatelense 2-1 SB Outeiro, Perolivense 2-2 Fazendas do Cortiço. Folga: Cabrela