Futebol: U. de Montemor regressa às vitórias e Cortiço vence Valenças no derby

IMG_4997Este domingo, 5 de janeiro, a partir das 15h00, jogou-se mais uma jornada dos Campeonatos Distritais de Seniores da Associação de Futebol de Évora. Na Elite disputou-se a 12.ª jornada e na Liga AFE a 14.ª jornada.

Na Elite, após ter terminado o ano a perder com o Sporting de Viana, o Grupo União Sport (GUS), regressou às vitórias, batendo o último classificado Borbense por 3-0, pecando na finalização e fazendo uma exibição pouco conseguida. Ainda na Elite o Escouralense foi goleado pelo líder Juventude de Évora por 5-0.

Na Liga AFE, no derby do concelho de Montemor, o Fazendas do Cortiço levou a melhor ao Valenças, ganhando por 2-1. Também na Liga AFE, o Cabrela, foi a Oriola perder por 1-0.

Sobre o jogo que a RNA acompanhou com relato, onde o Grupo União Sport recebeu o Borbense, até aos 15 minutos apenas se registou uma oportunidade para o União, através de Bruno Machado, estando o Borbense mais remetido à sua defensiva. Aos 20 minutos surgiu a primeira grande chance para o União inaugurar o marcador, com João Dinis a fazer um cruzamento/remate mas a bola foi ao poste. Aos 30 minutos, Tiago Amante corta a bola com a mão e é assinalada grande penalidade a favor do GUS. Na transformação, Paulo Pinheiro permite a defesa a Hugo Mendes. Só dava União, no entanto, o caminho das redes adversárias não estava fácil. Finalmente, aos 33 minutos, após jogada de Tiago Duarte, este serve Edi Castro que, na cara do guarda-redes, marcou o primeiro da tarde. Aos 45 minutos, apesar de não estar a fazer um bom jogo, numa boa jogada coletiva, com novamente Tiago Duarte a cruzar, Bruno Machado fatura o segundo da tarde. Ao intervalo, o União vencia sem qualquer contestação, perante um Borbense muito frágil e sem argumentos, apesar de não apresentar um futebol muito atrativo.
Ao intervalo, Cipriano Madeira substitui Eric e João Dinis, entrando para os seus lugares Rúben Varela e André Pimenta. O Borbense, aos 48 minutos, efetuou também alteração, com Luís Dalle a ser rendido por Rafael Silva. Aos 50 minutos, Duarte Chiola cruza a bola, com o esférico a chegar a Rui Pereira, que só teve de empurrar para dentro da baliza, apontando assim o seu primeiro golo da temporada. A formação de Borba fez nova substituição aos 62 minutos, com Pedro Pedras a entrar para o lugar de João Machado. A equipa forasteira começava a ter jogadores com dificuldades físicas e o jogo ficava ainda mais morno após o 3.º golo do União. O Borbense, apesar das suas debilidades teve oportunidade de marcar no 1.º de Maio, aos 67 minutos, mas Rafael Silva chutou mal. O União, aos 70 minutos, fez nova alteração, com Carlos Cassola a substituir Miguel Samuel. Aos 80 minutos, o Borbense efetua a sua 3.ª alteração, com a saída de Jorge Nunes, entrando André Bento. O jogo chegaria ao seu término, com o GUS a bater o Borbense por 3-0.
Em resumo, após uma 1.ª parte não muito positiva, a 2.ª parte ainda foi pior, numa exibição muito cinzenta, com o União a apresentar um jogo desgarrado, com os jogadores a individualizarem. Ainda assim, a vitória dos alvinegros é mais que justa, podendo o União ter batido o Borba por números muito mais expressivos.

Resultados:

Divisão Elite: U. Montemor 3-0 Borbense, At. Reguengos 1-2 Sp. Viana, Canaviais 2-1 O Calipolense, Monte Trigo 2-3 Portel, Estrela Vendas Novas 4-0 Corval, Juventude Évora 5-0 Escouralense, Alcaçovense 1-2 Redondense.

Liga AFE: Tourega 0-6 Arcoense, Oriolenses 1-0 Cabrela, Arraiolense 2-1 Assoc. Lusitano Évora , Aguiar 2-1 Canaviais B, Estremoz 0-1 Bencatelense, SB Outeiro 3-1 Santana do Campo, Fazendas do Cortiço 2-1 Valenças. Folga: Perolivense.