Futebol: U. Montemor vence Atlético de Reguengos e Cortiço impõe primeira derrota ao Lusitano de Évora

GUS_At. RegEste domingo, 8 de dezembro, jogou-se a 10.ª jornada dos Campeonatos Distritais de Seniores da Associação de Futebol de Évora.

Na Elite, e após ter averbado a sua segunda derrota para o campeonato, o Grupo União Sport recebeu e arrancou uma vitória a ferros diante do Atlético de Reguengos. Ainda na Elite o Escouralense foi perder por 3-1 diante do Redondense.
Na Liga AFE, o Cortiço foi protagonista da surpresa da jornada ao bater por 2-1 o líder Lusitano de Évora, até agora imbatível. Ainda na Liga AFE, o Valenças venceu por 3-2 o Santana do Campo e o Cabrela averbou a 3.ª derrota consecutiva, perdendo no Outeiro por 2-1.

Sobre o jogo que a RNA acompanhou com relato, e onde o União de Montemor recebeu o Atlético de Reguengos, este foi um desafio que iniciou com 15 minutos de atraso, já que o Atlético apresentou-se com um equipamento, segundo árbitro, semelhante ao da formação da casa e, desta forma, a equipa visitante teve de substituir os seus equipamentos. Sobre o jogo, no União houve mudanças, com 4 jogadores a sair do 11 titular por razões diversas, entrando para a equipa Tiago Duarte, Carlos Cassola, Miguel Samuel e Rúben Varela. O União não entrou bem na partida, a esticar a bola na frente e sem grande ligação entre setores, com o Atlético a estar mais tranquilo e melhor no jogo, a dominar mas sem criar grandes ocasiões para marcar, apenas uma digna de nota. Em cima dos 45 minutos, o União finalmente deu um ar de sua graça, com Miguel Samuel a rematar forte, e o guarda redes Dinis a defender como lhe foi possível. De seguida, na marcação do canto, Bernardo quase que faz auto-golo. O União fez uma 1.ª parte muito cinzenta, terminando com duas oportunidades que quase coloriram o resultado. Ao intervalo mantinha-se o nulo no marcador, resultado que se considera justo.
A partida retomou sem substituições em ambas as equipas. A 2.ª parte trouxe mais do mesmo, num futebol aos repelões, um pobre espetáculo, entre equipas com pregaminhos. Aos 70 minutos, em boa jogada de contra-ataque por parte do União, onde Rui Pereira recupera a bola, Eric cruza de régua e esquadro para a cabeçada de Bruno Machado para o golo inaugural. Dois minutos depois, acontece dupla alteração, por parte da equipa da casa, saindo João Vasco e Miguel Samuel e entrando para os seus lugares João Dinis e André Pimenta. Aos 84 minutos, o Atlético efetuou a sua primeira alteração, com Marvin a render Pedro Balicha, enquanto que no União entrou Duarte Chiola para o lugar de Eric. Aos 89 minutos a formação forasteira efetuou nova substituição, colocando Helder em campo, saindo Pato. O União em cima dos 90 minutos fez uma última alteração, com o central Leonardo a substituir Bruno Machado. A vitória já não fugiria ao União, até porque o Atlético sentiu muito o golo sofrido.

Divisão de Elite: Canaviais 1-1 Sp. Viana, Monte Trigo 6-0 Borbense, Juventude Évora 9-1 O Calipolense, Redondense 3-1 Escouralense, Estrela Vendas Novas 1-0 Portel, Corval 0-2 Alcaçovense, U. Montemor 1-0 At. Reguengos.

Liga AFE: Aguiar 2-1 Oriolenses, Arraiolense 4-1 Tourega, SB Outeiro 2-1 Cabrela, Estremoz 0-3 Arcoense, Perolivense 2-1 Canaviais B, Fazendas do Cortiço 2-1 Lusit. Évora, Valenças 3-2 Santana do Campo. Descansa: Bencatelense.