Fundação Eugénio de Almeida homenageia voluntários

Fundação eugenio almeidaA Fundação Eugénio de Almeida, no âmbito do seu vasto Programa de Voluntariado, dinamiza um vasto conjunto de iniciativas para celebrar o Dia Internacional dos Voluntários, efeméride estabelecida em 2001 pelas Nações Unidades e que se comemora, hoje, dia 5 de dezembro. Ao longo desta semana a Fundação Eugénio de Almeida promove um vasto conjunto de iniciativas, valorizando a participação comprometida de pessoas Voluntárias na transformação da realidade social, e das organizações que proporcionam esta prática de cidadania ativa.

Hoje, Dia Internacional dos Voluntários, vários voluntários estarão em diversos locais da cidade para realizar contacto direto com a comunidade. Durante a tarde, a partir da Sala Dialogue Café do Centro de Inovação Social,  será promovida um debate sob o tema “International Volunteer Day”, colocando em rede voluntários e técnicos das salas Dialogue Café de Lisboa, Novi Pazar, Cidade da Praia, Varsóvia e Belgrado.

O ponto alto destas celebrações, decorre pelas 21h00, com a Secretária Geral da Fundação Eugénio de Almeida, Dr.ª Maria do Céu Ramos, a prestar público reconhecimento aos Voluntários, às Organizações Promotoras de Voluntariado, e às Escolas que colaboraram com a Fundação em 2019. Esta Cerimónia, inclui também uma conferencia proferida por Maria Elisa Borges, ex-Conselheira do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, e um concerto do grupo Zanguirraza. No final, será oferecido um Chocolate Quente a todos os participantes.

As celebrações terminam com uma ação de voluntariado ambiental, amanhã, através da plantação de árvores no Alto de S. Bento, zona norte da cidade que sofreu um incêndio em 2017, tendo a Fundação já realizado no ano passado uma outra ação de plantação de árvores.