Futebol: U. Montemor e Escouralense vencem na Elite

football_theme_picture_07_hd_pictures_168216Este domingo,24 de novembro, jogou-se a 8.ª jornada dos Campeonatos Distritais de Seniores da Associação de Futebol de Évora.
Na Elite, o Grupo União Sport deslocou-se aos Canaviais, onde venceu por 3-0, obtendo a sua primeira vitória fora de casa, enquanto que o Escouralense obteve excelente triunfo por 4-1 diante do Alcaçovense.
Na Liga AFE, no derby do concelho de Montemor, o Fazendas do Cortiço levou a melhor sobre o Cabrela, vencendo por 1-0. Ainda na Liga AFE o Valenças perdeu com o líder Lusitano de Évora por 0-4, formação que só soma vitórias.

No jogo que a RNA acompanhou com relato, o União alcançou a sua primeira vitória fora de casa, diante dos Canaviais, com os dois centrais Leonardo e André Capucho, e Bruno Machado, o melhor marcador da equipa montemorense, a marcarem os golos da vitória.
O União apresentou-se mais uma vez com novidades no 11 inicial, até pelas lesões e castigos, entrando para a equipa titular Erick e João Dinis. Os primeiros minutos foram de futebol pouco bonito e muitos passes errados. A primeira oportunidade surgiu para o União, pelos 11 minutos, por Erick. O União carrilava o jogo pelo lado esquerdo e tomava conta dos acontecimentos. Contudo, aos 25 minutos, esteve à vista o golo para a equipa da casa, após canto, com Jorge Costa de cabeça a enviar a bola ao poste da baliza à guarda de Daniel Carvalho. O jogo estava feinho e aos repelões. Aos 36 minutos, o União criou boa oportunidade, com Machado a servir Chiola, que rematou forte mas a bola passou ao lado. Aos 42 minutos, e outra vez com Chiola no lance, João Vasco teve chance para inaugurar o marcador, mas tal não sucedeu. Ao cair do pano, Bruno Machado cruza bem, mas Edi Castro cabeceia para fora. Pouco depois, em jogada de Edi, o União não aproveita para marcar, com o nº 9 a demorar muito a rematar. Ao intervalo registava-se um nulo no marcador, numa primeira parte que não deixou saudades e que o empate se aceita.
No reinício da partida, o Canaviais efetua a sua primeira substituição, entrando Vasco Sobral para a saída de Ricardo Santos. Aos 59 minutos, a equipa da casa fez nova alteração, entrando Jorge para o lugar de Tiago Alves. A equipa de Cipriano Madeira entrou melhor na 2.ª parte, com outra disposição e, aos 60 minutos, após falha de Duarte Marques, o central Leonardo inaugura de cabeça o marcador. O Canaviais fez nova alteração, aos 63 minutos, entrando Nascimento para o lugar de Castanho. Aos 68 minutos, o União iria chegar ao segundo da tarde, após cruzamento de Bruno Machado, o central André Capucho antecipou-se de cabeça e fez balançar as redes da baliza contrária. O União parecia controlar nesta altura a partida, com o Canaviais a arriscar tudo, até porque esta época ainda não havia vencido em casa. Aos 80 minutos, André Pimenta foi o primeiro homem a ser lançado por Cipriano Madeira, rendendo João Vasco. Aos 85 minutos, o União chegaria aos 0-3, com o goleador Bruno Machado a entrar na grande área e a rematar para o golo. O União faria dupla alteração, aos 86 minutos, entrando Miguel Samuel e Cassola para os lugares de Chiola e Leonardo. A partida iria chegar ao termino sem alterações no marcador.
Em resumo, após uma primeira parte mais dividida, a segunda parte foi totalmente Unionista, com a equipa alvinegra a alcançar uma vitória justa e confortável.

Resultados:

Divisão Elite: Monte Trigo 1-4 At. Reguengos, GDR Canaviais 0-3 U. Montemor, Estrela Vendas Novas 8-0 Borbense, Corval 0-0 GD Portel, Redondense 1-0 O Calipolense, Escouralense 4-1 Alcaçovense, Juventude Évora 3-0 Sp. Viana.

Liga AFE: SB Outeiro 5-2 GD Tourega, Aguiar 2-2 Arraiolense, CF Estremoz 1-2 Oriolenses, Fazendas do Cortiço 1-0 GD Cabrela, Valenças 0-4 Lusit. Évora, Perolivense 1-2 Arcoense, Bencatelense 4-3 GDR Canaviais B. Descansa: Santana do Campo