Introdução à sociocracia com John Buch numa organização da Cooperativa Integral Minga

Sociocracia_PT_instafeed (1)A Formação “Introdução à Sociocracia”, com John Buck tem lugar nos dias 6 e 7 de dezembro, na Herdade do Freixo do Meio, em Redondo e é aberta ao público em geral e a entidades interessadas.

A Sociocracia trata-se de “um método de governação institucional que pretende potenciar a auto gestão das instituições e a transparência e eficiência de processos”. Tem várias ferramentas para por em prática estas ideias, nomeadamente, “a forma como comunicamos dentro e fora da instituição, a forma como elegemos as pessoas para os cargos e a maneira como há representação de todas as secções”, como explica Bernardo Sá Nogueira, da Cooperativa Integral Minga Montemor.

Este “é um método novo em Portugal e ainda não está muito desenvolvido porque não existem muitos exemplos no nosso país”. Desta forma, o formador americano John Buck irá transmitir o seu “conhecimento acerca deste método, uma vez que já partilha esta metodologia de governação dinâmica pelos quatro cantos do mundo, e assume uma experiência extensa na gestão de equipas, métodos de governança e design organizacional, tanto do sector governamental como corporativo”. É o fundador da consultora Governance Alive.

“Nos dias 8, 9 e 10 há disponibilidade para consultoria e visita personalizada a projetos ou entidades que tenham interesse em repensar os seus procedimentos e processos participativos da equipa”, como refere Bernardo Sá Nogueira.

No dia 8 decorre ainda a apresentação do livro do seu último livro intitulado de “Bossa Nova”, relacionado com os novos métodos da Sociocracia.

Esta formação tem a co-organização da Cooperativa Integral Minga Montemor, o Montado do Freixo do Meio e a Reflorestar Portugal.