Futebol: U. Montemor goleia em dia de aniversário

gus-montetrigo2Este domingo, 17 de novembro, jogou-se a 7.ª jornada dos Campeonatos Distritais de Seniores da Associação de Futebol de Évora.
Na Elite, após a derrota pesada, e que sem dúvida deixou mossa na equipa, o Grupo União Sport goleou em dia de aniversário, por 4-0 a formação do Monte Trigo. Também na Elite, o Estrela Escouralense foi a Portel perder por 2-0.

Na Liga AFE, o Valenças regressou às vitórias, batendo o Arcoense por 0-2, no dia em que Afonso Salvaterra, um jovem Ciborrense de apenas 15 anos, se estreou pelos seniores do Valenças. O Cabrela, averbou o seu primeiro empate da época, em casa com o Perolivense por 1-1. Já o Cortiço viajou até Oriola, onde empatou a zero, num jogo que esteve parado durante algum tempo devido à lesão de Nuno Nunes (Carroça).

Quanto ao jogo que a RNA acompanhou com relato, e onde o União venceu por 4-0, houve nova mexida no 11 titular do Grupo União Sport, entrando para as escolhas iniciais Leonardo, Chiola e Rúben Varela. O Monte Trigo, em comparação com a época passada também se apresentou com um plantel quase totalmente renovado. A partida iniciou em tons de equilíbrio, com a equipa forasteira a revelar que vinha a Montemor para lutar pelo resultado. O União entrou meio nervoso e demasiado faltoso junto da sua grande área, deste modo, o Monte Trigo aproveitou para criar a primeira grande ocasião de golo, aos 13 minutos, com Diogo Cardinhos a cabecear para boa defesa de Daniel Carvalho. Apesar de não estar a fazer um jogo inspirado, o União iria chegar à vantagem. Aos 24 minutos, Bruno Machado, servido por André Capucho, entrou na grande área e rematou para o golo inaugural. Apenas um minuto depois, com excelente jogada de Chiola pela esquerda, a passar a bola para Edi que, de primeira e sem deixar cair o esférico, dispara um autêntico missil para o 2-0. Pouco depois, o União é forçado a uma substituição, já que Tiago Duarte lesionou-se sozinho, sendo substituído por André Pimenta. O intervalo iria chegar com o União a vencer por 2-0. Após marcar o União estabilizou o seu jogo, ganhando tranquilidade na partida, sendo merecida a vantagem no final da 1.ª parte.
A 2.ª parte iniciou sem alterações em ambas as formações. O União não entrou bem nos segundos 45 minutos, com mais Monte Trigo nos primeiros minutos da 2.ª parte. Aos 60 minutos, o Monte Trigo procede às primeiras substituições, entrando Milho e Safara para os lugares de Cardinhos e Matos. Aos 65 minutos, na sequência de um canto na direita de João Vasco, a bola sobrou para Duarte Chiola que rematou para o terceiro da tarde, com o jovem jogador a marcar, após já ter assistido para o segundo golo do União. O Monte Trigo fez nova alteração, saindo Rui Ramalho para a entrada de João Pereira. Entretanto, aos 77 minutos, o União fica reduzido a 10 unidades, com Rúben Varela a ver o segundo amarelo e a ser expulso, por suposto toque na cara de um adversário. Também no União, aos 78 minutos, Miguel Samuel foi a jogo, rendendo João Vasco. O Monte Trigo procedeu ainda à sua última alteração, entrando Tiago Zambujo para o lugar de Machado. Aos 87 minutos, também o União fez nova alteração, saindo Edi, substituído por João Diniz. Aos 91 minutos, após canto, Bruno Machado bisa de cabeça no encontro.
No final, o União regressava às vitórias de forma inteiramente vitória justa, revelando eficácia.
Resultados:

Divisão de Elite: U. Montemor 4-0 Monte Trigo, Alcaçovense 2-3 Canaviais, At. Reguengos 1-1 Juventude Évora, Sp. Viana 0-0 Estrela Vendas Novas, O Calipolense 0-1 Corval, Borbense 0-3 Redondense, Portel 2-0 Escouralense.

Liga AFE: Tourega 1-1 Estremoz, Arraiolense 1-1 SB Outeiro, Oriolenses 0-0 Fazendas do Cortiço, Cabrela 1-1 Perolivense, Lusit. Évora 8-0 Bencatelense, Arcoense 0-2 Valenças, Canaviais B 2-3 0Santana do Campo. Descansa Aguiar