Futebol: União de Montemor averba 1.ª derrota com Juventude

photo-1552667466-07770ae110d0Este domingo, 10 de novembro, jogou-se a 6.ª jornada dos Campeonatos Distritais de Seniores da AF de Évora e a 3.ª jornada da Liga de Seniores da AF de Portalegre.

Na Elite, após carimbar a passagem para os quartos de final da Taça Distrito de Évora, o União de Montemor foi goleado por 4-0 no Sanches de Miranda, diante do 1.º classificado Juventude de Évora, averbando a sua primeira derrota no Campeonato, num derby em que a formação eborense venceu “sem espinhas”. O Estrela Escouralense, também na Elite, somou mais uma vitória, batendo por 2-1 o Calipolense.

Na Liga AFE, no derby do concelho de Montemor, o Cabrela levou a melhor batendo por 2-1 o Valenças, no Ciborro. O Cortiço teve receção ao Tourega, e somou a 2.ª vitória consecutiva, ganhando por 3-0.

Na Elite, o Grupo União Sport, que está quase a a comemorar os seus 105 anos (17 de nov. 2019), deslocou-se ao Sanches de Miranda para defrontar o Juventude, apresentando-se com algumas surpresas, uma delas foi a titularidade do guarda-redes Daniel Carvalho, em detrimento do até agora titularíssimo, Nuno Brás. Entrou melhor o Juventude, que esteve à beira de inaugurar o marcador, com André Capucho a tirar sobre a linha de golo, após boa jogada do Juventude. O Juventude dominava e o União não conseguia sair do seu meio campo defensivo, tendo a equipa da casa várias ocasiões para marcar, uma delas após canto, com Xande a cabecear para grande defesa de Daniel Carvalho. O União não conseguia ter bola e assentar o jogo. Desta forma, e com o União encostado às cordas, foi natural a concretização do golo por Xande, após erro defensivo do União, aos 28 minutos, resultado que nesse momento era justíssimo e até lisonjeiro. Finalmente o União conseguiu responder, com Bruno Machado, após marcação de canto, a estar perto do golo da igualdade. Mas o Juventude marcou o segundo, aos 42 minutos, pelo colombiano Pérez, que após pontapé livre, que Daniel Carvalho sacudiu como lhe foi possível, fuzilou o guardião alvinegro. Ao intervalo o resultado era justo, com a formação treinada por Cipriano Madeira a ter uma 1.ª parte muito fraca e para esquecer.
A 2.ª parte retomou com tripla alteração para o GUS, entrando Duarte Chiola, Ruben Varela e Erick para os lugares de Tiago Duarte, João Dinis e Miguel Samuel. O União parece que vinha com outra disposição e esteve quase a marcar, através de Paulo Pinheiro, depois de cruzamento de Machado, contudo, aos 52 minutos, na primeira oportunidade dos segundos 45 minutos, o Juventude faz o 3-0, com Xande na cara do golo a bisar no jogo, correspondendo bem a um cruzamento de Pérez. Apesar da contrariedade, o União apresentava-se melhor, estando aos 65 minutos perto de reduzir, com Edi Castro a rematar, mas a bola vai ao poste de Luís Marques. O União mostrava outra imagem mas não conseguia marcar. Aos 73 minutos, na equipa visitante, André Pimenta (último reforço do União a estrear-se) rende João Vasco que, segundos antes, tinha rematado ao poste. O Juventude efetuou as primeiras alterações, aos 78 minutos, saindo Fábio Capela e Tiago Paulos entrando para os seus lugares André Matos e Farinha. Aos 83 minutos, por parte do Juventude, Tony Cabrita substituiu Xande. Nos últimos minutos o União ficou reduzido a 10 unidades, com Eric a ver o segundo amarelo. O Juventude iria chegar ao 4.º golo, o melhor da tarde, com Tony Cabrita a fazer um chapéu à saída do guarda-redes do União.
O resultado final ficaria fixado nos 4-0, com um Juventude muito superior em toda a partida, estando melhor o União na 2.ª parte, mas não o suficiente em relação ao poderio Juventudista.

Resultados Finais:
Divisão de Elite: Juventude Évora 4-0 U. Montemor, Monte Trigo 2-1 Canaviais, Estrela Vendas Novas 2-0 At. Reguengos, Redondense 2-1 Sp. Viana, Escouralense 2-1 O Calipolense, Corval 1-0 Borbense, Portel 1-3 Alcaçovense.

Liga AFE: Estremoz 1-2 Arraiolense, SB Outeiro 3-5 Aguiar, Fazendas do Cortiço 4-0 Tourega, Perolivense 2-1 Oriolenses, Bencatelense 2-0 Arcoense, Valenças 1-2 Cabrela, Lusit. Évora 12-0 Santana do Campo. Descansa Canaviais B.

Liga Seniores da AF Portalegre: FC Crato 1-2 Portalegrense, Mosteirense 0-0 Gavionenses, Est. Portalegre 1-3 Fronteirense, Eléctrico 2-0 Gafetense.