Papel das autarquias na redução de REEE no Ambiente em FM

NunoSequeira_QuercusA Quercus lançou um inquérito às autarquias para conhecer qual a ajuda que estas estão a dar aos seus munícipes na reparação e recuperação dos seus eletrodomésticos, a propósito do Dia Internacional dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos que se assinalou no dia 13 de outubro.

Nuno Sequeira, da Quercus, refere que “as respostas a este inquérito permitirão avaliar a realidade nacional em matéria de reutilização de eletrodomésticos”.

Em 2018 registou-se um aumento de 17.886 toneladas  de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos colocados no mercado face a 2017. Nesse ano foram recolhidos 32.378 toneladas de grandes eletrodomésticos, onde a meta de reutilização e reciclagem está na ordem dos 80%, e 18.931 toneladas de onde a meta de reutilização e reciclagem é 55%.

Os Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos abrangem uma enorme quantidade de utensílios, eletrodomésticos e aparelhos de uso corrente no nosso dia-a-dia e a sua reutilização é o tema do Ambiente em FM desta semana para ouvir às 14.15 horas ou em radioelvas.com