Futebol: U. Montemor passa aos Quartos de Final da Taça Distrito de Évora

IMG_3652Este domingo, 3 de novembro, jogou-se a 2.ª eliminatória da Taça Distrito de Évora “Dinis Vital” e a 2.ª jornada da Taça AF de Portalegre.
A Rádio Nova Antena acompanhou com relato a receção do Grupo União Sport ao Calipolense, com ambas as formações a militarem na Divisão de Elite.
Apesar de favorito, o União apresentou-se com algumas dificuldades em termos de plantel, devido à saídas de Luís Ramos, Marcelo e, já na última semana, de Quico Serrano, a que se juntaram as lesões de Rúben Varela e Miguel Serrano e a ausência nos convocados de Bruno Machado, o melhor marcador do União. Deste modo, o banco de suplentes alvinegro espelhava essas mesmas fragilidades, com as chamadas dos juniores Filipe Minhoca e Miguel Anastácio, este último júnior de 1.º ano. Destacar ainda a troca na baliza, com Daniel Carvalho a render Nuno Brás. Quanto ao jogo, houve pouco União nos primeiros 15 minutos, tendo a primeira oportunidade surgido para o Calipolense que, após falha na defensiva alvinegra, Sapatinha efetuou um chapéu que saiu por cima da baliza. Paulo Pinheiro, aos 20 minutos, protagoniza jogada individual, chutando de fora da área, com a bola a não sair muito longe da baliza à guarda de Tiago Malta. Já nos últimos 5 minutos da 1.ª parte, o União apertou, criando duas oportunidades, com o guardião do Calipolense a defender de forma exemplar. O intervalo iria chegar com 0-0 no marcador, reflexo de uma 1.ª parte morna, tal como o tempo, e sem grandes rasgos de bom futebol.
O União iniciou melhor na 2.ª parte, alcançando 2 golos quase consecutivos. Primeiro aos 50 minutos, depois da marcação de um canto por João Dinis, João Vasco cruza, colocando o esférico em André Capucho que, de cabeça, inaugura o marcador. Um minuto depois, João Dinis, encheu-se de fé e rematou uma bomba do meio da rua, com a bola a anichar-se junto do poste esquerdo. Aos 64 minutos, o Calipolense efetua dupla alteração, com Lopes e Edgar a renderem Calita e Rosado. O União também efetuou dupla alteração, aos 75 minutos, com Rui Pereira e Miguel Samuel a serem substituídos por Duarte Chiola e Leonardo. Simultaneamente, a formação de Vila Viçosa fez nova alteração, com Sapatinha a ser rendido por Lourenço. Aos 80 minutos, João Dinis envia a bola ao poste do Calipolense, com Edi antes a sofrer falta, ficando uma grande penalidade por assinalar. Na mesma jogada, Edgar, que havia entrado há poucos minutos no Calipolense, lesiona-se e é substituído por Pedro. O União esteve perto do terceiro mas foi o Calipolense que marcou, aos 88 minutos, com Parraça a aproveitar bem um erro da defensiva da equipa casa, conseguindo desta forma reduzir distâncias. Aos 89 minutos, Miguel Anastácio, jovem de 17 anos, iria estrear-se pelos seniores do União, substituindo João Dinis, cumprindo um sonho de criança. Os últimos minutos trouxeram alguma incerteza no resultado mas, apesar de sofrida, a vitória iria premiar a equipa treinada por Cipriano Madeira, que assim carimbou a passagem para os quartos de final da Taça Dinis Votal.

Resultados na 2.ª eliminatória da Taça Distrito de Évora “Dinis Vital” e na 2.ª jornada da Taça AF de Portalegre:
Taça Distrito de Évora “Dinis Vital” (jogos às 14h30) : Arraiolense 2-1 Portel, Monte Trigo 0-2 Lusitano de Évora, Alandroal United (INATEL) 0-2 Estrela FC, Grupo União Sport 2-1 Calipolense, SC Alcaçovense 1-1 Atlético SC (3-4 Após Grandes Penalidades), Juventude SC 5-0 GD Oriola, SC Bencatelense 0-2 Redondense FC, SC Arcoense 0-4 Sporting de Viana (1/11)

Taça AF Portalegre (jogos 15h): Fronteirense 4-1 Castelo de Vide (02/11), Est. Portalegre 0-1 Mosteirense, Eléctrico 6-0 Gafetense, FC Crato 0-0 Portalegrense.