Fraudes com cartões de crédito e débito em destaque na “DECO”

Isabel Curvo DECO2019As fraudes no mundo de cartões de débito e de crédito é maior e mais perigosos do que a população pode imaginar.

Muitos são os relatos dos consumidores que são vítimas de esquemas, que têm como objetivo a obtenção e apropriação dinheiro e dados, para utilização indevida dos mesmos, como levantamento de elevadas quantias de dinheiro, compras ou mesmo celebração de contratos em nome do titular da conta.

Neste sentido, a jurista da DECO, Isabel Curvo explica que “o consumidor nunca deve fornecer dados pessoais e bancários a ninguém, quando efetua pagamentos automáticos deve confirmar se o valor é o mesmo que aquele que foi previamente comunicado ou ao preço etiquetado”. O consumidor deve também ter em atenção aos sites que pedem dados bancários a troca de prémios ou cupões de desconto em compras, a jurista afirma que normalmente “são pouco fidedignos e pode não ter direito às ofertas.”

O extrato bancário deve ser verificado com regularidade, e o importante é “o consumidor estar informado porque a fraude pode ser evitada”.