A cerimónia de Entronização de novos Confrades da Confraria Gastronómica dos Enchidos realiza-se em Cabrela

Confraria dos EnchidosA cerimónia de Entronização de novos Confrades da Confraria Gastronómica dos Enchidos realiza-se no dia 19 de outubro, em Cabrela.

Henrique Tigo Mourato, Grão-mestre da Confraria dos enchidos, apresenta o programa para este dia que “começa às 10.30 horas com a receção às cerca de 30 confrarias que vão estar presentes”.

Às 11 horas realiza-se a cerimónia de entronização de novos Confrades na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Cabrela, seguindo-se um desfile até à Casa do Povo onde decorre uma degustação de enchidos e um almoço convívio.

A participação neste almoço tem um custo. As verbas angariadas com esse pagamento revertem, na totalidade, para a Casa do Povo de Cabrela.

Cabrela é uma freguesia tipicamente alentejana do concelho de Montemor-o-Novo, integrada no Mestrado da Ordem de Santiago, algures entre 1165 e 1220, tornando-se uma Comenda da dita ordem e ficando sob a jurisdição do Real Convento de Palmela, sendo os seus administradores os abades do mesmo Convento.

A transcrição do Foral de 1516, para além da rica informação relativa à administração local e fiscal da vila nos idos de quinhentos, permitiu recolher duas informações importantes que nos remetem para a longínqua época da Reconquista Cristã.