O tremor essencial é um distúrbio neurológico que provoca tremores involuntários e incontroláveis

Ines-Laço-300x200O tremor essencial é um distúrbio neurológico que provoca tremores involuntários e incontroláveis. Este tremor afeta várias partes do corpo como mãos e braços, e dificulta a realização de tarefas simples o que pode ser confundido com a doença de Parkinson.

No entanto, o tremor essencial é mais comum, sendo que há oito vezes mais utentes com este tremor, do que com a doença de Parkinson.

O tremor essencial não é tão grave como o Parkinson mas é mais intenso porque afeta muito a qualidade de vida do utente. Inês Laço, nossa colaboradora fisioterapeuta  explica que “este tremor também pode atingir a cabeça e a laringe, provocando alterações na voz do utente, e é desencadeado quando o utente faz um movimento ativo ou quando está numa posição de esforço.”

O tremor essencial pode dificultar as atividades diárias, e neste sentido a fisioterapia é essencial, especialmente para casos mais graves quando dificulta atividades básicas diárias, realiza uma avaliação inicial do utente, verificando o tipo, posição grau de controlo de músculo e força muscular, o objetivo é reforço muscular, aumento de coordenação de movimentos e ensino e treino de diferentes técnicas para realizar as atividades diárias.

Tratar o tremor é difícil porque a causa é desconhecida, no entanto existem estudos que afirmam que pode existir uma relação com distúrbios cerebrais ou alterações genéticas mas não existe uma causa conhecida e justificada.