Ovinos Suffolk com cerca de 80 produtores na região de Montemor

transferirA APORMOR, Associação de Produtores de Bovinos, Ovinos e Caprinos da Região de Montemor-o-Novo, leva a cabo, ao longo do ano, vários concursos ovinos de raça Suffolk, tal como aconteceu, recentemente, na Feira da Luz/EXPOMOR.

Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR, revela que, atualmente, são cerca de 80 os produtores desta espécie na região, adiantando que, com a alteração da Política Agrícola Comum, em 2010, os criadores começaram a importar estes animais. Capoulas adianta que essa importação se deveu, em parte e “por alguma graça”, à exibição da série televisiva “Ovelha Choné”.

Para os concursos, segundo explica Joaquim Capoulas, os criadores, habitualmente, pintam as ovelhas Suffolk de amarelo, tal como acontece na Irlanda. “É uma ovelha muito engraçada e que dá para cruzar com os nossos efetivos que temos no campo”, adianta.

A raça Suffolk é originária da Inglaterra e resulta do cruzamento de outras duas, a partir de 1776. Atualmente, está espalhada por todo o mundo e é considerada uma das melhores raças para carne.