CCDR Alentejo recebe primeira reunião de stakeholders do projeto CircPro

ReuniaoCCDRAA primeira reunião de stakeholders do Projeto CircPro decorreu no passado dia 9 de setembro, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), em Évora.

O projeto Smart Circular ProcurementCircPro, apoiado pelo programa INTERREG Europe, visa promover uma transição para a Economia Circular, ao nível nacional e regional, através da sua implementação em processos e procedimentos.

A CCDR Alentejo integra um grupo de 11 parceiros, de dez regiões da União Europeia e da Noruega. O objetivo desta reunião foi encontrar respostas aos desafios no âmbito do referido projeto, nomeadamente, para identificar boas práticas (ao nível de projetos e iniciativas, principais atores, organizações e redes) que possam promover a implementação de compras públicas circulares nos procedimentos de contratação publica; identificar os principais desafios jurídicos e processuais; e proporcionar um local de encontro assim como reforçar o diálogo entre diversos atores no âmbito da Economia Circular.

Presentes nesta reunião estiveram a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), CCDR Centro, Instituto Politécnico de Portalegre, Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja (EMAS) , Gesamb – Gestão Ambiental e de Resíduos, NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e IRRADIARE – Investigação e Desenvolvimento em Engenharia e Ambiente.