Eborense campeão nacional de Footgolf

IMG-20190908-WA0013O atleta eborense Pedro Brito sagrou-se campeão nacional do Circuito de Footgolf ao vencer a última etapa que se realizou em Sintra com a participação de 117 jogadores de várias equipas nacionais. Com este resultado o footgolfista, que representa o Sport Clube Alcaçovense, assegurou também presença na seleção nacional que irá disputar o campeonato da Europa entre os dias 26 e 29 de setembro em Inglaterra.

 

O Circuito Nacional de Footgolf é composto por 10 etapas, duas das quais ibéricas. Se na ultima época o atleta alentejano terminou em 6º lugar na geral, este ano Pedro Brito esteve na liderança em seis etapas realizadas em Portugal e venceu uma das provas ibéricas que se realizou também no último fim de semana.

Em termos colectivos, a primeira participação da equipa de Alcáçovas terminou com o quatro lugar entre 15 equipas. Pedro Brito contou com com a ajuda dos atletas Luis Correia, Diogo Pereira, João do Carmo, Pedro Silva, Vitor Lopes e Pedro J. Brito (categoria de veteranos) e pai do atleta campeão.

O footgolf é uma modalidade recente, mas em grande crescimento. Antigos jogadores do futebol mundial como Ayala, Djorkaeff e Naybet, que jogou no Sporting, são alguns dos craques que brilham no footgolf.

Em Portugal, Ricardo Esteves, antigo jogador do Benfica, é um dos antigos futebolistas que participa no circuito nacional. É também o grande impulsionador da modalidade em Portugal e presidente da Federação Portuguesa de Footgolf.

Neste desporto de precisão os jogadores pontapeiam uma bola de futebol no campo de golfe com o objectivo de a inserir no buraco no solo com o mínimo de toques. O primeiro campeonato do mundo foi realizado em Budapeste, na Hungria, em junho de 2012, com apenas oito países e 80 jogadores. Passados seis anos, o torneio em Marrocos contou com 37 nações e 400 atletas. Pedro Brito foi um dos atletas que participou neste torneio com a cores da seleção nacional. Agora, o campeão nacional, vai representar Portugal no Europeu da modalidade em Inglaterra.