As sugestões da DECO para a redução do uso do plástico

Maria Inês Alvarenga DECO 2Reduzir o uso de plástico continua a ser uma das preocupações da DECO – a Associação para a Defesa do Consumidor, pelo que apresenta algumas sugestões e alternativas.

“Em muitos estabelecimentos é possível pesar a fruta e os legumes na caixa e, assim, poderá ser usado um saco alternativo em papel, pano, rede ou até plástico reutilizável e que pode ser levado de casa. É este desafio que lançamos aos restantes estabelecimentos, onde esta prática não é possível. Contudo, o mais importante é que, qualquer que seja o tipo de saco, este deve ser reutilizado em casa e, em fim de vida, colocado no contentor apropriado para a sua reciclagem”, explica a jurista da DECO Maria Inês Alvarenga.

Antes do boom do plástico, a venda a granel era “a prática corrente e, hoje, volta a ser possível em alguns estabelecimentos, ainda que poucos”. “É possível comprar uma série de produtos a peso – o que permite até adequar a quantidade às necessidades de cada um – sendo permitido que os clientes usem os seus próprios sacos ou recipientes”, adianta a jurista.

Todas as explicações sobre este tema na rubrica desta semana da DECO, para ouvir aqui: