Linha SOS Ambiente e Território da GNR mais de 44 mil chamadas

DSC_0008-34-300x201

A “Linha SOS Ambiente e Território” é uma linha gerida pelo Serviço de Proteção e da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR. O Major Marco Pina, do Comando Territorial  da Guarda Nacional Republicana de Portalegre, refere que as pessoas podem utilizar esta linha para efetuar denúncias ambientais e obter conselhos sobre a natureza e ambiente.

A linha registou 44 760 contactos no ano passado, sendo que no distrito de Portalegre, foram recebidas 138 denúncias relativas a infrações ambientais, de acordo com o Major Marco Pina.

Os pedidos de informação abrangem as mais diversas áreas desde a defesa da floresta contra incêndios (12.932 chamadas), legislação sobre detenção de animais de companhia e bem estar animal (9267), domínio hídrico, poluição e resíduos (4023) e preservação de espécies protegidas (1125).

Em ações de fiscalização e investigação efetuadas pelos Núcleos de Proteção Ambiental e pelos Núcleos de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais, a GNR procedeu ao levantamento de 2919 autos de notícia por contraordenação e 79 autos de notícia por crime.

A utilização desta linha tem vindo a crescer todos os anos e, segundo o Major Marco Pina, a população tem conhecimento deste serviço da GNR.

A “Linha SOS Ambiente e Território” está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano, através do número 808 200 520 ou da página institucional da GNR, em http://www.gnr.pt/ambiente.aspx.