Monges deixam Cartuxa (Évora) em outubro

cartuxa_evora-300x200Depois de anunciado o encerramento do Convento da Cartuxa, em Évora, a Arquidiocese de Évora vem agora divulgar que as cerimónias de despedida dos monges da Cartuxa ‘Scala Coeli’ vão decorrer entre 6 e 8 de outubro.

Sendo assim, a 6 de outubro, data em que a Ordem Cartusiana celebra a Solenidade do seu fundador, S. Bruno, D. Francisco José Senra Coelho, arcebispo de Évora, preside a uma Missa, a partir das 17 horas, com a ordenação presbiteral de Paulo Fonseca, de 52 anos de idade, antigo membro da Cartuxa.

No dia seguinte, festa litúrgica de Nossa Senhora do Rosário, o diácono Paulo Fonseca celebrará, a nível interno, no Mosteiro Scala Coeli, uma Missa de ação de graças, com a comunidade cartusiana.

A 8 de outubro, dia de Santo Artoldo, pelas 18.30 horas, na igreja renascentista do Mosteiro ‘Scala Coeli’, o arcebispo de Évora presidirá à Eucaristia de despedida dos monges, altura em que a clausura será aberta a toda a população.

A Ordem Cartusiana foi fundada por São Bruno (Colónia, c. 1035 – Squillace, Calábria, 1101) e os monges vivem exclusivamente em silêncio, totalmente dedicados à oração e à contemplação.