“Medicina Dentária – 100 anos ao serviço do Exército Português” no Museu Militar de Elvas

DSC_0036-6-300x201O Museu Militar de Elvas tem patente ao público a exposição “Medicina Dentária – 100 anos ao serviço do Exército Português”.

De acordo com o sargento-chefe José Camponês, esta é uma exposição que contém uma série de peças usadas pelos dentistas, na frente de combate. “Esta exposição faz parte da temática da história do Serviço de Saúde Militar e a parte da medicina dentária era uma falta que tínhamos”, explica ainda.

Muitos dos instrumentos que se podem encontrar nesta exposição foram usados na Primeira Guerra Mundial, sendo que os mesmos permitiam que os militares não ficassem incapacitados por um “motivo tão simples como uma dor de dentes”.

Entre as peças presentes nesta exposição, José Camponês destaca uma cadeira fabricada em Londres, na década de 20, que tinha a capacidade de ser facilmente montada e desmontada, “permitindo aos dentistas ir à frente de combate e tratar os doentes”.

A exposição, inaugurada no Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio, encontra-se disponível para visita nas salas de Exposição Permanente do Museu Militar de Elvas.