Arraiolos arranca mês de junho com “paladares” das “Semanas da Vitela”

Cartaz Semanas da Vitela 2019Um total de 23 restaurantes do concelho de Arraiolos, vai participar na edição deste ano da iniciativa gastronómica “Semanas da Vitela”, programada para decorrer de 01 a 16 de junho.

O evento, tal como outras semanas temáticas ao longo do ano, faz parte da Mostra Gastronómica de Arraiolos, cujo encerramento acontece entre 25 de outubro e 03 de novembro, coincidindo com a realização do Festival da Empada e da Feira do Tapete de Arraiolos, na sede de concelho.

Nas “Semanas da Vitela”, que é a 2.ª iniciativa temática do ano, os 23 restaurantes aderentes vão adequar as ementas à cozinha baseada no tipo de carne em destaque.

Naco de vitela com migas de hortelã, posta à alentejana com migas à carvoeiro, costeleta na brasa, miminhos, bife na caçarola ou grelhado, mão de vaca com grão, vitela estufada ou assada no tacho em vinho tinto, jardineira, espetada de novilho com ananás e gambas ou ganso de vitela com castanhas são algumas das “iguarias” que vão poder ser degustadas pelos clientes.

Dos restaurantes que participam no evento, 10 localizam-se em Arraiolos, cinco em Vimieiro, três em Igrejinha, dois em Sabugueiro, um em S. Pedro de Gafanhoeira, outro em S. Gregório e mais um em Ilhas.

As semanas gastronómicas temáticas têm como objetivo divulgar a gastronomia e contribuir para a preservação das tradições locais, através da apresentação de pratos característicos de cada época do ano, explicou a autarquia.

Os clientes dos restaurantes aderentes podem “encontrar os sabores peculiares da cozinha arraiolense e alentejana, procedentes de usos e costumes cuja prática continuada lhe confere a qualidade da tradição”, realçou a presidente da câmara, Sílvia Pinto.

A Mostra Gastronómica de Arraiolos vai dar a provar ainda, antes do encerramento agendado para final de outubro, outros paladares característicos do concelho e da região, com a realização das “Semanas das Sopas Alentejanas”, entre 20 de julho a 04 de agosto.