Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional visita Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires

CMVA7713A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, esteve no passado dia 21 de maio, em Viana do Alentejo, de visita ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires.

A iniciativa, organizada em conjunto com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR), visou conhecer alguns projetos apoiados por fundos comunitários europeus no Alentejo.

O Santuário está a ser alvo de um projeto de Conservação, Requalificação e Musealização, sendo cofinanciado pelo Alentejo 2020 – Portugal 2020 e, em parte, pelo Município, da componente nacional.

Monumento Nacional desde 2012, o atual Santuário, espaço de devoção e de romaria, conserva no seu interior uma notável coleção de ex-votos, espóliode excecional valor pelo carácter iconográfico da religiosidade popular.

Situado a cerca de dois quilómetros da vila de Viana do Alentejo, o Santuário acolhe dois pontos altos de religiosidade: em abril por ocasião da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo e, em setembro, durante a centenáriaFeira D’Aires.