Futebol: Lusitano de Évora vence U. Montemor e festeja o título de campeão

futebolEste domingo, 28 de abril, realizou-se a penúltima jornada dos campeonatos distritais de seniores da Associação de Futebol de Évora.

Nesta 25.ª jornada, na Elite, o Grupo União Sport, deslocou-se ao Campo Estrela, em Évora, perdendo por 3-1 com o Lusitano de Évora, que assim fez a festa 15 anos depois, tornando-se campeão da Elite, subindo desta forma ao campeonato de Portugal.

LusitanoEvora

 

Na Liga AFE, todas as equipas do concelho de Montemor jogaram e perderam fora de portas, com o Cabrela a descansar nesta jornada. O Escouralense já Campeão foi a Borba averbar a sua segunda derrota do Campeonato, perdendo por 1-0. O Fazendas do Cortiço viajou até São Bartolomeu do Outeiro, onde perdeu por 4-1, enquanto que o Valenças foi perder em Bencatel por 2-1.

No jogo com transmissão na RNA, o Lusitano de Évora – U. Montemor – e tendo como contexto um ambiente de festa, o Lusitano de Évora entrou forte e chegou à vantagem logo aos 5 minutos, através de um cruzamento do lado esquerdo, com o central Amendoeira a cabecear para o fundo das redes alvinegras, com a defensiva do União a ser passiva. O União respondeu, e teve uma grande oportunidade para empatar, aos 15 minutos, com Xande a rematar para grande defesa de Laurentino. Ao intervalo o Lusitano vencia por 1-0, resultado justo pois foi a equipa que mais trabalhou e teve mais bola, apesar de apenas ter havido uma oportunidade para cada equipa, mas com o Lusitano a ser mais efetivo.
No arranque da 2.ª parte, devido a lesão, Quico Serrano é substituído por Tony Cabrita. A segunda parte começou bem para o União, com Xande a ser servido na perfeição por Chiola com o ponta de lança a restabelecer a igualdade aos 48 minutos. O Lusitano pouco depois, aos 51 minutos, volta à vantagem, com uma bomba colocadíssima de Dário Bianchi, que encheu-se de fé e fez o segundo para a formação eborense. O Lusitano fez a primeira substituição, aos 56 minutos, entrando Otávio para o lugar de Charrua. Pela hora de jogo o União teve boa oportunidade para empatar, mas também o Lusitano esteve perto do golo da tranquilidade. A partir daí, apesar de recuar linhas, o Lusitano estava mais perto de marcar. Aos 75 minutos, o Lusitano fez nova alteração, entrando Machado para o lugar de Pipo. O Lusitano marcaria o terceiro, através de Miguel Rosado, aos 77 minutos, com o ponta de lança a antecipar-se de cabeça ao seu adversário, sentenciando a partida. Aos 80 minutos, o União esteve perto de reduzir, por Miguel Serrano, mas Laurentino defendeu bem. O União faria de seguida dupla alteração, entrando Rúben Varela e Pira, para os lugares de Lino Malhão e João Canhoto. O Lusitano fez tripla alteração, aos 84 minutos, para as entradas de Ramos, Tojo e Bragança, saindo Mesquita, Gonçalo Grilo e Dário Bianchi.
No final o Lusitano de Évora fez a festa com esta vitória, diga-se justa, daquela que foi a melhor equipa, que teve o pássaro na mão e não o deixou fugir, apesar do União ter criando também as suas oportunidades.

Resultados:

Divisão de Elite: Alcaçovense 1-1 Arcoense, At. Reguengos 0-1 Estrela Vendas Novas, Monte Trigo 1-1 O Calipolense, Portel 1-3 Juventude Évora, Canaviais 2-3 Corval, Lusit. Évora 3-1 U. Montemor, Sp. Viana 4-0 Arraiolense.

Liga AF Évora: Borbense 1-0 Escouralense, Santana do Campo 1-1 Giesteira, Aguiar 13-0 Oriolenses, Bencatelense 2-1 Valenças, SB Outeiro 4-1 Fazendas do Cortiço, Estremoz 3-1 Tourega. Descansa: Cabrela.