XIX Romaria a Cavalo começa amanhã, na Moita

programa_romaria_2019_2A XIX Romaria a Cavalo tem início amanhã, dia 24 às 8 horas, com partida da Moita, no terreno anexo ao pavilhão municipal de exposições. Às 9 horas realiza-se a bênção de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Igreja Paroquial da Moita, e às 9.30 horas tem início a partida da XIX Romaria a Cavalo em direção a Viana do Alentejo, sendo que o primeiro percurso percorre Moita, Rio Frio e Poceirão. Às 12 horas há uma cerimónia religiosa na paróquia de Rio Frio, e a chegada está prevista para as 17 horas no Poceirão.

No dia 25, tem início o segundo percurso da Romaria , com saída do Poceirão às 8.30 horas, passando por Quinta do Sousa e terminando em Casebres, onde a chegada está prevista para as 17 horas, e onde haverá uma cerimónia religiosa de acolhimento aos romeiros a cavalo.

No dia seguinte, dia 26 tem início o terceiro percurso da Romaria, às 8.30 horas, que tem passagem por São Cristóvão e termina em Alcáçovas, às 18 horas. Em Alcáçovas haverá a atuação dos Grupos de Sevilhanas da CDAEVA, ACRA e Flamenco “Las Trianeras”, às 21 horas, seguida do baile com Vasco Miguel às 22.30 horas.

programa_romaria_2019_3

No dia 27, tem início o quarto percurso até Viana do Alentejo, onde município preparou um programa cultural, a partir das 15.30 horas, pelas ruas da vila com cante alentejano, o Grupo de Cantares Populares “Seara Nova”, o Grupo “De Moda em Moda”, animação com “A Chiclateira” e o Grupo de Bombos “Toca a Bombar”. À noite, na Tenda Tradições, instalada junto ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires, a partir das 20.30 horas, sobem ao palco as sevilhanas da Classe de Dança da AEVA e o Grupo Siempre a Bailar da Moita. Às 23 horas, sobe ao palco o Grupo “300 and Friends”, seguido de baile e Dj’s.

No dia 28, domingo, às 9.30 horas há a concentração dos peregrinos e romeiros no Largo de S. Luís, seguida de procissão com as imagens da Nossa Senhora D’ Aires  E Nossa Senhora da Boa Viagem.

A partir das 13 horas no mesmo espaço haverá animação com a Charanga da S.U.A. e a atuação do Grupo de Flamenco “Las Traineras”. A partir das 15 horas o cante alentejano volta a ouvir-se com a presença de 8 grupos do concelho. A animação termina às 17 horas, com a atuação da Tuna Popular do Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora.

Em termos religiosos a procissão em honra de Nossa Senhora D’Aires percorre as ruas da vila, no dia 27, pelas 21 horas, a procissão e missa campal decorrem no Santuário, no dia 28, a partir das 10 horas.

No antigo Posto de Turismo de Viana do Alentejo, na Praça da República, vai estar patente ao público a exposição “Olaria & Cerâmica: percursos de aprendizagem”.

A Romaria a Cavalo é promovida por uma comissão organizadora constituída pelos municípios da Moita e Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo.

A Romaria a Cavalo é uma iniciativa financiada pela Turismo do Alentejo, ERT, no âmbito do Programa 365 Alentejo – Ribatejo 2019.