Alexandra Lencastre é a madrinha da Romaria a Cavalo

alexandra-lencastreA atriz Alexandra Lencastre, embaixadora do Alentejo e uma das mais populares atrizes portuguesas, é a madrinha da 19ª edição da Romaria a Cavalo que tem início no dia 24 de abril, com partida da Moita, em direção a Viana do Alentejo, onde chega dia 27, às 17 horas.

Centenas de romeiros voltam a cumprir a tradição, numa viagem de 150 quilómetros por caminhos de terra batida e que tem início junto à Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita, e termina no Santuário de Nossa Senhora D’Aires, em Viana do Alentejo, passando por várias localidades, entre as quais Alcáçovas que servirá de pernoita no dia 26, onde haverá um programa musical e cultural nessa noite.

Durante o fim-de-semana, o município preparou um programa cultural para dia 27, a partir das 15.30 horas, pelas ruas da vila com cante alentejano, o Grupo de Cantares Populares “Seara Nova”, o Grupo “De Moda em Moda”, animação com “A Chiclateira” e o Grupo de Bombos “Toca a Bombar”. À noite, na Tenda Tradições, instalada junto ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires, a partir das 20.30 horas, sobem ao palco as sevilhanas da Classe de Dança da AEVA e o Grupo Siempre a Bailar da Moita. Às 23 horas, sobe ao palco o Grupo “300 and Friends”, seguido de baile e Dj’s.

No dia 28, domingo, a partir das 13 horas no mesmo espaço haverá animação com a Charanga da S.U.A. e a atuação do Grupo de Flamenco “Las Traineras”. A partir das 15 horas o cante alentejano volta a ouvir-se com a presença de 8 grupos do concelho. A animação termina às 17 horas, com a atuação da Tuna Popular do Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora.

Em termos religiosos a procissão em honra de Nossa Senhora D’Aires percorre as ruas da vila, no dia 27, pelas 21 horas, a procissão e missa campal decorrem no Santuário, no dia 28, a partir das 10 horas.

No antigo Posto de Turismo de Viana do Alentejo, na Praça da República, vai estar patente ao público a exposição “Olaria & Cerâmica: percursos de aprendizagem”.

A Romaria a Cavalo é promovida por uma comissão organizadora constituída pelos municípios da Moita e Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo. A Romaria a Cavalo é uma iniciativa financiada pela Turismo do Alentejo, ERT, no âmbito do Programa 365 Alentejo – Ribatejo 2019.