Bolachas de Bolota e Filhós de Cabrela candidatas às 7 Maravilhas Doces de Portugal

7MaravilhasDoces18Mar2019Nas 907 candidaturas apresentadas às 7 Maravilhas doces de Portugal, a nível nacional, o painel de especialistas votou e foram apurados 420 doces candidatos. Esta lista ficará reduzida a 7 doces por distrito ou região autónoma, chegando à lista final de 140 doces que avançam para votação do público. O painel de especialistas é composto por 140 personalidades, 7 de cada distrito e regiões autónomas.

Montemor-o-Novo apresenta como doces candidatos as Bolachas de Bolota-Moinho da Vila, na categoria de doces de inovação; as filhós de Cabrela, na categoria de doces festivos. Em Viana do Alentejo são apresentados o doce Conde de Alcáçovas e o bolo conde de Alcáçovas, na categoria de doces de território, Fidalgo, na categoria de doce de colher e doce à fatia; o Folar tradicional, e a Lampreia de Ovos, na categoria de Doces festivos.

Já Vila Viçosa apresentou a Sericá como doce de colher e doce à fatia.

Elvas candidata-se às “7 maravilhas Doces de Portugal” com a sericaia, na categoria de doce de colher e doce à fatia e a ameixa de Elvas, na categoria de doces de fruta e mel. Arronches tem como doces candidatos o Bolo de Azeite, na categoria de Biscoitos e bolos secos; o Nógado, na categoria de doces festivos, e o Queijinho de Arronches, na categoria de doces de inovação.

Na segunda fase de votação do Painel de Especialistas vão resultar 140 doces, que os portugueses vão votar nas eliminatórias distritais, que vão ser são revelados no dia 7 de maio, num programa de televisão que será transmitido em direto pela RTP1.