Futebol: U. Montemor e Estrela de Vendas Novas empatam no derby

gus_vnovas (3)Este domingo, 17 de março, jogou-se a 20.ª jornada dos campeonatos distritais de seniores da Associação de Futebol de Évora.

Na Elite houve jogo grande no Estádio 1.º de Maio, com o União de Montemor a empatar a uma bola com o Estrela de Vendas Novas, numa partida com bastante público.

gus_vnovas (2)Na Liga AFE, houve também derby, com o Escouralense a bater o Fazendas do Cortiço por 1-0, com o golo a surgir já na 2.ª parte. O Valenças perdeu em casa por 1-2 com o Estremoz, com a equipa do Ciborro a terminar a partida apenas com 9 unidades, enquanto que o Cabrela empatou 1-1 no seu reduto com o São Bartolomeu do Outeiro.

O jogo que a RNA acompanhou com relato, e que colocou frente a frente U. Montemor e Estrela de Vendas Novas, iniciou equilibrado. No União, Leonardo manteve-se no 11 inicial, com Xande, Miguel Serrano e Luís Peixe a regressarem à titularidade. A primeira grande oportunidade do encontro surgiu aos 17 minutos, onde o União fez tudo bem feito, com Tony Cabrita a cruzar para o segundo poste e Rúben Varela a cabecear ligeiramente ao lado. Aos 22 minutos, a equipa forasteira chega à vantagem. Sérginho ganha a bola, passa para Bruno Mendes que arrancou da linha lateral e entrou sem oposição na grande área, rematando à saída de Nuno Brás para o primeiro da tarde. O Estrela estaria muito perto do segundo, com Bruno Mendes a rematar na cara de Nuno Brás, mas a bola passour a um palmo do poste. Ao minuto 40, o União tem uma contrariedade, com Leonardo, que estava muito bem na partida, a lesionar-se, sendo substituído por Tiago Dimas. Foi uma primeira parte pautada pelo equilíbrio, onde houve muita luta, com o Vendas Novas a sair na frente no marcador, fruto de uma jogada individual que castigava o União ao intervalo.
No arranque da 2.ª parte o União fez a segunda substituição, com o amarelado Luís Peixe a sair, entrando para o seu lugar Miguel Barrenho. O Estrela, logo aos 49 minutos teve grande oportunidade para ampliar a vantagem, com Bruno Mendes perto de bisar. Bruno Mendes, que até este momento era o homem do jogo, iria sair exausto pouco depois, sendo substituído por Marco Véstia. O União teve boa chance de marcar, com o guarda redes do Vendas Novas a falhar a bola, mas Tony Cabrita não concluiu da melhor forma. Cipriano Madeira, aos 66 minutos, fez nova alteração, com Quico Serrano a render Lino Malhão. Aos 69 minutos, Ricardo Ramos fez de guarda-redes e, sem nenhuma dúvida, Josué Padeiro, o árbitro que era também aniversariante neste dia, assinala grande penalidade favorável ao União. Na transformação, Miguel Serrano não perdoou e restabeleceu a igualdade. Logo de seguida, Paulo Mendes fez dupla substituição, com João Carrasco e Gonçalo Serrano a serem rendidos por João Dinis e Rúben Ribeiro. Aos 75 minutos, o Vendas Novas fez nova alteração, com Samuel a entrar para o lugar de Bruno Tabaluxa. O União estava melhor na 2.ª parte e por cima da partida, nomeadamente após a saída de Bruno Mendes. A 9 minutos dos 90, Duarte Chiola iria entrar em campo, a substituir Tony Cabrita. O jogo iria terminar com a divisão de pontos, numa 2.ª parte onde o União esteve melhor, foi dono e senhor do jogo, contudo, o melhor que conseguiu foi empatar, um resultado que não interessa a nenhuma das equipas, que agora ficam a 3 pontos do líder Lusitano de Évora.

Resultados Finais:
Divisão de Elite: Juventude Évora 4-0 Arcoense, O Calipolense 2-1 Arraiolense, U. Montemor 1-1 Estrela Vendas Novas, Corval 0-3 At. Reguengos, Canaviais 2-0 Monte Trigo, Viana 3-0 Alcaçovense, Lusit. Évora 2-1 Portel.

Liga AFE: Cabrela 1-1 SB Outeiro, Santana do Campo 0-6 Borbense, Valenças 1-2 Estremoz, Bencatelense 4-2 Aguiar, Escouralense 1-0 Fazendas do Cortiço, Giesteira 0-0 Tourega, Descansa: Oriolenses.