Futebol: União de Montemor vence em Arcos e continua a 1 ponto da liderança

futebolEste domingo, 10 de março, e após uma semana de paragem onde se realizaram os quartos de final da Taça Dinis Vital, regressaram os campeonatos distritais de seniores da Associação de Futebol de Évora, onde se disputou a 19.ª jornada.
Na Elite, o União de Montemor deslocou-se até Arcos onde, apesar de uma partida menos conseguida, venceu sem surpresa por 0-3.
Na Liga AFE, o Fazendas do Cortiço perdeu em casa de forma inesperada por 2-3 com o Giesteira. As restantes equipas do concelho de Montemor jogaram fora de portas, com o Escouralense a ir a Oriola golear a equipa local por 0-7, o Cabrela obteve uma difícil vitória em Estremoz por 1-2 e o Valenças alcançou a 3.ª vitória consecutiva, desta feita na Tourega por 0-3.
Quanto ao jogo que a RNA acompanhou com relato, e que colocou frente a frente Arcoense e U. Montemor, a equipa da casa deu logo a ver de início as suas grandes dificuldades, apresentando apenas 3 suplentes, 2 deles guarda-redes, revelando um plantel curto e ainda mais reduzido devido a lesões. O União surgiu com muitas alterações no 11 titular, com a estreia do defesa Leonardo e uma frente de ataque transfigurada com Chiola, Tony Cabrita e Fábinho, e as ausências de Xande e Adrien. O jogo iniciou equilibrado, mas logo nos primeiros minutos o Arcos deixou um aviso, criando duas oportunidades. Mas no aproveitar está o ganho e, aos 15 minutos, quando o União pouco ou nada tinha feito no ataque, na primeira vez que criou perigo, inaugurou o marcador, com o central André Capucho na passada a rematar para o primeiro da tarde. O União vencia mas a formação montemorense mostrava-se displicente, com o Arcoense a ter mais duas oportunidades. Com muita sorte à mistura, o União iria marcar novamente aos 40 minutos, através de Paulo Pinheiro. Ao intervalo, o União vencia por 0-2, mas não convencia, numa primeira parte não muito conseguida, ainda assim, a equipa de Cipriano Madeira conseguiu faturar por duas ocasiões, sendo de dizer que o Arcoense, apesar de estar a perder, foi a equipa que esteve melhor nos primeiros 30 minutos, sendo que depois caiu em termos físicos nos últimos minutos da 1.ª parte.
Insatisfeito com a produção da equipa, Cipriano Madeira fez a primeira alteração logo no arranque da 2.ª parte, substituindo Chiola por Quico Serrano. Os primeiros minutos da etapa complementar nada trouxeram de novo, com a equipa forasteira a manter o mau nível exibicional. O Arcos ía de mal a pior, sendo obrigado a trocar Pardana por Yuri, devido a lesão. Aos 71 minutos, o União iria chegar ao terceiro da tarde, com Rúben Varela a marcar. Pouco depois, o União efetuou dupla alteração, com Canhoto e Jean a entraram para os lugares de Tony e Fábinho. Aos 77 minutos, o treinador Hugo Painho seria forçado a trocar o capitão Pocarinhos para a entrada de Gonçalo (guarda-redes), que iria jogar a ponta de lança. Já nos últimos minutos de jogo, no União, Lino saiu lesionado, entrando para o seu lugar Luís Peixe. A história desta partida estava feita, com o União a terminar o encontro amealhando o mais importante, os 3 pontos, numa exibição quanto baste.

Resultados:

Divisão de Elite: Arcoense 0-3 U. Montemor, O Calipolense 0-4 Juventude Évora, Estrela Vendas Novas 2-0 Corval, At. Reguengos 1-1 Sp. Viana, Monte Trigo 0-3 Lusit. Évora, Alcaçovense 1-0 Canaviais, Arraiolense 3-5 Portel.

Liga AFE: Aguiar 4-2 Santana do Campo, Tourega 0-3 Valenças,
Fazendas do Cortiço 2-3 Giesteira, SB Outeiro 3-1 Bencatelense,
Oriolenses 0-7 Escouralense, Estremoz 1-2 Cabrela. Descansa: Borbense.