Futebol: U. Montemor ganha em Évora ao Juventude em jogo intenso

futebolEste domingo, 17 de fevereiro, jogou-se a 17.ª jornada dos campeonatos distritais de seniores da Associação de Futebol de Évora. Na Elite, o União de Montemor venceu por 0-1, no Sanches de Miranda, o Juventude de Évora, num bom jogo de futebol, onde não faltou emoção até final. Na Liga AFE, no derby do concelho de Montemor, o Cortiço bateu o Cabrela por 3-2, conseguindo a cambalhota no marcador. Ainda na Liga AFE, o Escouralense goleou o Giesteira por 7-0 e o Valenças foi a Oriola ganhar por 2-0.

No jogo que a RNA acompanhou com relato, o derby entre Juventude e U. Montemor, destaque para a alteração forçada no 11 inicial do União, devido à ausência do castigado Peixe, que foi substituído por Chiola, que sendo avançado de raiz, hoje foi adaptado a lateral esquerdo, e para a entrada a titular de Tony Cabrita. A partida começou dividida mas com ascendente para a equipa da casa, com o União a apostar no contra-ataque. A primeira oportunidade foi precisamente para o Juventude, aos 5 minutos, com Varela a cabecear para boa defesa de Nuno Brás. Aos 29 minutos, perante a passividade do Juventude, Xande ganha a bola e passa para Paulo Pinheiro, que rodou bem mas rematou por cima. Pouco depois foi Levy, com espaço e a sair da marcação, a rematar também por cima. O Juventude teve nova grande oportunidade, com Levy a rematar, meio em jeito meio em força, e a bola a ir ao poste. O União respondeu, com Miguel Serrano a arrancar da sua área, num bom contra-ataque, a servir Tony Cabrita, que desperdiçou. O União teve nova chance para marcar, com Xande na pequena área a proporcionar boa defesa a Marques, que tirou muito bem a bola para canto. Ao cair do pano da 1.ª parte, aos 46 minutos, é assinalada grande penalidade por eventual mão de um jogador do Juventude. Miguel Serrano na marcação, rematou forte de pé direito para o primeiro golo da tarde. Ao intervalo o União estava na frente no marcador, numa boa primeira parte, com 45 minutos intensos e com ambos os conjuntos a jogarem para a vitória.

A 2.ª parte arrancou com maior pressão por parte do Juventude, que entrou a todo o gás em busca do empate, com o União a recuar em demasia. Foi a formação da casa a fazer a primeira substituição, com Rui Bento a dar lugar a Ricardo Santos. O Juventude pressionava e o União recuava, com Nuno Brás a fazer a diferença, defendendo com os pés um remate do ponta de lança Pérez. João Guerra não esperou muito para fazer nova alteração, arriscando, com Nhuka a render Canoa. Cipriano Madeira pediu para a equipa reagir, já que o Juventude estava a dominar. O União iria efetuar a sua primeira alteração, aos 71 minutos, com Jean a render o lesionado Rúben Varela. O Juventude volta a mexer, com Perez a ser rendido por Azinhais. Também o União fez nova substituição, aos 82 minutos, com Quico Serrano a substituir Miguel Serrano. Aos 87 minutos, o União ficou reduzido a 10 unidades, com Xande a ver o segundo amarelo e a ser expulso, por suposta mão, com o treinador do Juventude também a ser expulso. Fábinho, no União, ainda foi para jogo, em cima do minuto 90, rendendo Tony Cabrita, numa altura em que ainda se iam jogar mais 10 minutos de compensação. O União serrou então os punhos e segurou com unhas e dentes, coletivamente e com o coração, a vitória, três pontos alcançados pelo querer e entreajuda por parte do União. Apesar de maior posse de bola, e estar por cima, o Juventude apenas teve duas grandes oportunidades na 2.ª parte, enquanto que o União pecou por não conseguir efetuar um contra-ataque efetivo. Esta foi uma grande partida de futebol, sobretudo na 1.ª parte, onde a equipa de arbitragem foi protagonista pela negativa, distribuindo cartões de forma exagerada, fazendo com que os nervos fossem mais que muitos em campo e nos bancos de suplentes.

Resultados:

Divisão de Elite AF Évora: O Calipolense 1-0 Corval, Juventude Évora 0-1 U. Montemor, Arcoense 1-3 Sp. Viana, Estrela Vendas Novas 5-2 Canaviais, Alcaçovense 4-3 GD Portel, At. Reguengos 1-1 Lusit. Évora, Arraiolense 0-2 Monte Trigo.

Liga AF Évora: Fazendas do Cortiço 3-2 Cabrela, Tourega 3-3 Bencatelense, Escouralense 7-0 Giesteira, SB Outeiro 2-3 Borbense, Oriolenses 0-2 Valenças, Estremoz 3-1 Santana do Campo. Folga: Aguiar