Futebol: U. Montemor tem vitória suada com Arraiolense

IMG_9435Este domingo, 10 de fevereiro, jogou-se a 16.ª jornada dos campeonatos distritais de seniores da Associação de Futebol de Évora. Na Elite, o União de Montemor voltou a jogar em casa pela segunda semana consecutiva, desta feita teve uma vitória suada diante do vizinho Arraiolense por 1-0. Na Liga AFE, no derby do concelho de Montemor, o Valenças perdeu no seu reduto por 0-2 com o Escouralense, que assim regressou às vitórias. Ainda na Liga AFE o Fazendas do Cortiço foi a Bencatel perder por 3-1, enquanto que o Cabrela goleou por 9-0 o Oriola.

Na Elite, e no jogo que a RNA acompanhou com relato, o União apresentou um 11 inicial com 3 alterações em relação à jornada passada, destacando-se a estreia absoluta de Matheus Oliveira. Os primeiros 20 minutos do jogo foram de equilíbrio e com uma tarde tranquila para os guarda-redes. A primeira grande oportunidade foi para o Arraiolense, ao minuto 25, com João Semedo, após erro defensivo do União, a ser servido por Bugio, com este a rematar para uma grande defesa de Nuno Brás. Seguiram-se minutos de aflição para a formação da casa com o Arraiolense por cima na partida. Também o União teve oportunidade de inaugurar o marcador, através de Chiola. Quando tal não se fazia prever, já que o Arraiolense estava a conseguir dividir o jogo e o União estava a ter uma 1.ª parte cinzenta, aos 39 minutos, Chiola vai à linha e faz um cruzamento da esquerda, com Miguel Serrano a cabecear para o fundo da baliza. Pouco depois a irreverência de Chiola surge de novo através de um cruzamento/remate que leva a bola ao poste. No final dos primeiros 45 minutos, o União vencia por 1-0, com o resultado a ser melhor que a exibição, por parte da equipa de Cipriano Madeira.
Praticamente no recomeço da 2.ª parte, aos 51 minutos, o União ficaria reduzido a 10 unidades, após um jogador do Arraiolense ser travado em falta, quando seguia isolado, com o árbitro Paulo Forca a mostrar amarelo a Varela e o segundo amarelo e consequente vermelho a Peixe. Aos 54 minutos, Miguel Serrano é derrubado na grande área, com o árbitro a assinalar grande penalidade. Na transformação, Xande iria falhar, com o guarda-redes Cuba a defender. Pouco depois, o Arraiolense efetua dupla alteração, saindo Ginó e Pérola para as entradas de Batalha e Cláudio Peixe. Também Maradona, no Arraiolense, seria substituído por lesão por Jorge Deus. O União faria a sua primeira alteração, com Jean a ser rendido por Pira. Cipriano Madeira iria fazer nova substituição com Canhoto a render Miguel Barrenho. Em cima dos 90 minutos, o União fez a sua última alteração, fazendo entrar Tony Cabrita para o lugar de Matheus Oliveira. O jogo terminaria com a vitória tangencial do União, um triunfo justo mas suado, com a equipa montemorense a fazer uma exibição menos conseguida, numa partida em que o Arraiolense bateu-se galhardamente e mostrou que tudo fará para se manter na Elite.

Resultados:
Divisão de Elite: Lusit. Évora 0-0 Estrela Vendas Novas, Canaviais 2-1 Arcoense, Portel 0-2 At. Reguengos, Monte Trigo 1-0 Alcaçovense, Corval 0-5 Juventude Évora, U. Montemor 1-0 Arraiolense, Sp. Viana 6-0 O Calipolense.

Liga AF Évora: Aguiar 3-1 SB Outeiro, Santana do Campo 3-2 Tourega, Cabrela 9-0 Oriolenses, Valenças 0-2 Escouralense, Borbense 1-0 Estremoz, Bencatelense 3-1 Fazendas do Cortiço. Folga: Giesteira.