Futebol: União de Montemor empata em Viana no arranque da 2.ª volta do campeonato

futebolEste domingo, 27 de janeiro, a partir das 15h00, disputou-se a 14.ª jornada, a primeira da 2.ª volta dos campeonatos distritais de seniores da Associação de Futebol de Évora. Na Elite o União de Montemor empatou a 3 bolas em Viana do Alentejo. Na Liga AFE, o líder Escouralense foi a Bencatel averbar a sua 1.ª derrota, enquanto que o Cabrela bateu o Giesteira por 5-2 e subiu ao 2.º lugar, já o Fazendas do Cortiço foi empatar a 2 em Borba, numa jornada onde o Valenças descansou.

Sobre o jogo que a RNA acompanhou com relato, o U. Montemor apresentou-se em Viana com novidades. Uma primeira alteração para o modelo de jogo apresentado, com Cipriano Madeira a optar por um 4-4-2, com 4 homens de cariz ofensivo no 11 titular e, uma segunda, com Duarte Chiola a jogar a titular, para além do regresso ao lote de convocados de Jean e Paulo Pinheiro, após lesão. O jogo iniciou vivo e dividido, mas sem deslumbrar, e foi assim durante a primeira meia hora da partida, até que aos 35 minutos, e com o vento a ser amigo do Viana, Ismael faz um remate à meia volta com a bola entrar no ângulo superior direito da baliza à guarda de Nuno Brás. Mas a resposta do União não tardou e, aos 41 minutos, após um pontapé de canto rasteiro, com grande confusão na grande área, a bola ressalta para Adrien, que só teve de encostar para o fundo da baliza, restabelecendo a igualdade. O empate era justo no final dos 45 minutos iniciais, que foram de muita luta e entrega de ambos os conjuntos, mas com um futebol não muito agradável e o vento também a complicar a vida aos jogadores.
A 2.ª parte iniciou sem substituições em nenhuma das equipas. O União entrou melhor que a formação da casa no arranque dos segundos 45 minutos, mas o Viana na primeira vez que foi à área da equipa montemorense marcou, com o ponta de lança Giovanni, aos 51 minutos, a corresponder bem a um cruzamento de Ismael. Aos 62 minutos, e após uma série de ocasiões não concretizadas, com a bola a teimar a não entrar na baliza do Viana, Chiola cabeceou para novo empate no jogo. Poucos depois o treinador Emerson Matheus fez 2 substituições, com Bruno e Diogo a saírem para as entradas de Ricardo e Cleyson. O Viana iria estar novamente em vantagem, aos 76 minutos, com Ismael a bisar no encontro, através de um pontapé de muito longe, com a bola a bater no travessão e a entrar. Aos 79 minutos, o União fez tripla substituição com Miguel Barrenho, Adrien e Lino Malhão a serem rendidos por Paulo Pinheiro, Jean e Quico Serrano. Para os minutos finais, Cipriano Madeira ainda iria colocar em campo Tony Cabrita, que substituiu Rúben Varela. Em cima do minuto 90, Xande coloca novamente o jogo empatado, ao rematar com o seu pé esquerdo para o 3-3. Já nos descontos, o União faria a sua última substituição, com Pira a substituir Miguel Serrano. A partida já muito perto do seu final aqueceu de forma inesperada, com o espetáculo a ser estragado, com o Viana a ver três jogadores que estavam no banco de suplentes expulsos com vermelho direto, tal como o treinador do Viana, Emerson Matheus, que igualmente recebeu ordem de expulsão. Também Xande, o melhor marcador do União, seria expulso com duplo amarelo. O jogo iria chegar ao seu término com um empate a 3 bolas entre Viana e União,num jogo que teve emoção e incerteza no resultado até final, mas que foi manchado por cenas menos agradáveis nos instantes finais da partida. Para a história fica a divisão de pontos, num desafio onde o União esteve sempre atrás do prejuízo.

Resultados Finais:
Divisão de Elite: Sp. Viana 3-3 U. Montemor, Corval 1-2 Arraiolense, Canaviais 1-2 Juventude Évora, Lusit. Évora 3-0 O Calipolense, Monte Trigo 0-1 Estrela Vendas Novas, Portel 3-1 Arcoense, Alcaçovense 1-2 At. Reguengos.

Liga AF Évora: Aguiar 1-1 Tourega, Santana do Campo 1-1 Oriolenses, Cabrela 5-2 Giesteira, Borbense 2-2 Fazendas do Cortiço, Bencatelense 1-0 Escouralense, SB Outeiro 1-1 Estremoz. Folga: Valenças

Classificações:
Divisão de Elite: 1º Atlético Reguengos 29 pts., 2º Lusitano G. C. SAD 29 pts., 3º Estrela Vendas Novas 29 pts., 4º Monte Trigo 26 pts., 5º Juventude S. C. 25 pts., 6º Sp. Viana 25 pts., 7º União Montemor 24 pts., 8º Alcaçovense 19 pts., 9º Canaviais 16 pts., 10º Portel 12 pts, 11º Arraiolense 12 pts., 12º Corval 11 pts., 13º Arcoense 9 pts., 14º Calipolense 7 pts..

Liga AFE:
1º Escouralense 36 pts., 2º Cabrela 27 pts., 3º SB Outeiro 25 pts., 4º Estremoz 24 pts.,  5º Borbense 23 pts., 6º Fazendas do Cortiço 22 pts., 7º Aguiar 19 pts., 8º Bencatelense 18 pts., 9º Valenças 13 pts., 10º Santana do Campo 11 pts., 11º Giesteira 6 pts., 12º Tourega 6 pts., 13º Oriolenses 4 pts..